Prefeitura capacita novos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

Começou nesta segunda-feira (15) a capacitação dos novos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias aprovados no último concurso público da Prefeitura de Macaíba. Ao todo, 61 novos profissionais vão integrar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

A capacitação acontece durante toda esta semana e vai abordar temas como a Atenção Básica e Especializada em Saúde, a Vigilância Sanitária, visitas domiciliares, fichas, formulários e cadastros que os novos agentes irão trabalhar.

O Prefeito Emídio Jr deu boas vindas e falou sobre a importância dos novos servidores efetivos. “A partir de agora vocês vão enveredar pelo serviço público de Macaíba e vão trabalhar com essa equipe tão bacana da Saúde, fazendo um trabalho fundamental, de saúde preventiva, entrando nas casas dos macaibenses, ampliando a área de cobertura”, disse. Ele também ressaltou a importância dos novos servidores efetivos para a sustentabilidade do Instituto de Previdência dos Servidores de Macaíba.

Com 22 anos de profissão, José Lenildo, agente de saúde, contou sobre a sua experiência no município. “Ser agente de saúde é ter a responsabilidade e o comprometimento de lidar com vidas. E muitas vidas passam por nossas mãos. Nós podemos salvar vidas”, contou ele.

O encerramento da capacitação acontece na próxima segunda-feira (22) com a territorialização dos Agentes, momento onde eles irão conhecer as ruas e Unidades ficarão lotados. Também participaram do evento o secretário municipal de Saúde, Júnior do Rêgo; e o Procurador do Município, Roberto Borges.