Prefeitura articula parcerias para implantação da Política Municipal de Governança Pública

O secretário municipal de Planejamento, Anderson Quirino, participou de visitas institucionais a órgãos públicos do Distrito Federal e do Estado de Goiás, entre os dias 16 a 18 deste mês, com o objetivo de conhecer experiências exitosas na aplicação de metodologias de Governança Pública e Compliance.

Foram visitados o Tribunal de Contas da União (TCU), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Secretaria de Gestão e Desburocratização do Ministério da Economia (SEGES), a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE/GO) e a Procuradoria-Geral do Município de Goiânia (PGM Goiânia).

Durante as visitas, foram firmadas parcerias e captadas metodologias e instrumentos necessários para implantação da Política Municipal de Governança Pública e Compliance em Macaíba. A iniciativa, considerada prioritária pelo Prefeito Emídio Júnior, consiste num conjunto de planos, ações e projetos que melhorarão a capacidade de liderança, planejamento e controle de todas as secretarias e órgãos municipais, resultando em um trabalho menos burocrático, mais rápido e com menos gastos públicos.

Durante as visitas, o Secretário da SEPLAG foi convidado a participar do seminário “Auditoria Interna e IA-CM – Fortalecendo a Gestão Pública Municipal”, realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Contas da União (TCU), momento em que foram socializadas diversas experiências exitosas em governança pública, compliance e gestão de riscos.

A previsão de lançamento da Política Municipal de Governança Pública e Compliance em Macaíba é março do próximo ano.