Prefeito Emídio Jr visita Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte

O prefeito Emídio Jr, acompanhado do secretário de Segurança Pública do município, Rondinelli Dantas, visitaram nesta quarta feira (10) o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) para conhecer o trabalho realizado pelo Observatório do Espaço Urbano. O prefeito e o secretário foram recebidos pela Diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro, e equipe técnica.

A Gerência do Observatório do Espaço Urbano tem como competência produzir informações para subsidiar o monitoramento da cidade, a pronta resposta de ocorrências, a gestão de situações críticas, as operações integradas, entre outros. O prefeito destacou que a Prefeitura de Macaíba realizará o concurso da Guarda Municipal em 2023 e vai inaugurar o Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (COISP). A experiência de Belo Horizonte contribui para o amadurecimento desses projetos.

O gerente do Observatório do Espaço Urbano, Mário Monteiro, explicou a importância da integração de dados para as análises e ações do COP-BH. “O Observatório do Espaço Urbano compila os dados, modela as informações e produz conhecimento para diversas ações, como as preventivas. Os dados da BHTRANS, por exemplo, aliados aos dados da Subsecretaria de Fiscalização geram informações importantes para atuarmos na prevenção de furto de cabos semafóricos”, esclareceu.

*Com informações e fotos da Prefeitura de Belo Horizonte