Prefeito Emídio Jr. inaugura monumento em homenagem a Augusto Severo

O prefeito Emídio Jr. inaugurou, nesta sexta-feira (19), um monumento em homenagem aos 121 anos de encantamento do ilustre macaibense Augusto Severo, na Avenida Mônica Dantas, às margens da BR-304. O monumento é de autoria do artista visual potiguar, Guaraci Gabriel, tem aproximadamente 10 metros de altura e foi projetado de modo a retratar a grandeza de Augusto Severo, não só para Macaíba, mas para todo o Brasil.

O local de instalação é estratégico para que o público em geral, quer seja de Macaíba, mas aqueles que transitem pela BR-304 possam contemplar a obra e se interessar por conhecer a sua rica história. A inauguração é o desfecho da programação elaborada pela Prefeitura de Macaíba neste ano de 2023 para relembrar a memória desse vulto histórico.

“Confesso que estou muito emocionado com esta homenagem que o município de Macaíba presta a Augusto Severo, que será sempre merecedor de todas as nossas homenagens póstumas. Sua genialidade permanece viva e criativa em cada macaibense.”, comentou o prefeito. Na ocasião, o prefeito também mencionou que será realizada a reforma geral do pórtico da cidade. Estudos técnicos já foram autorizados.

“A todos vocês, o meu ‘Muito obrigado!’, principalmente ao meu bisavô, se não fosse Augusto Severo, eu não estaria com vocês. Ele hoje está muto feliz.”, declarou em tom de reverência a bisneta Sônia Severo.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Aluízio Sílvio, Dadaia Ribeiro, Jailson Brito e Ismarleide Duarte, secretários municipais, parentes de Augusto Severo e membros da Comissão Augusto Severo, responsável pelo translado dos restos mortais do ilustre filho de volta à sua de terra, e várias autoridades, dentre elas Ormuz Barbalho, Armando Holanda e Valério Mesquita, respectivamente vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, jurista e ex-prefeito de Macaíba e atual presidente do Conselho Estadual de Cultura, além do 138º grupo de escoteiros Augusto Severo.

Augusto Severo

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba no dia 11 de janeiro de 1864. No começo do século XX, afastou-se da política para dedicar-se à sua paixão de voar, projetando e construindo o dirigível Pax. Durante um voo teste junto com seu mecânico Georges Saché, o Pax explodiu subitamente, levando seus dois tripulantes à morte, em 12 de maio de 1902.

Fotos: Edeilson Morais