Plantio de Baobá em Capoeiras finaliza ações da Semana do Meio Ambiente com chave de ouro

Após uma sequência de dias repletos de ações voltadas à preservação e proteção da natureza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaíba (SEMURB) finalizou com chave de ouro, na comunidade quilombola de Capoeiras, as ações referentes à Semana do Ambiente 2022, com o plantio de Baobá, árvore rara em nossa região e sagrada para os povos africanos.

O local escolhido foi o entorno do cruzeiro de Capoeiras, um marco que representa o início do povoamento da comunidade. A muda do exemplar de Baobá foi doada pelo professor de história Ranier Nascimento, que se referiu como um sonho realizado poder contemplar a ocasião do plantio naquela terra tão simbólica para Macaíba e para o Estado do Rio Grande do Norte. Ranier ainda informou que irá disponibilizar outras mudas para serem plantadas em outras comunidades tradicionais do município.

A ação de hoje foi acompanhada de perto pelo secretário da SEMURB, Billy Jean, e contou a presença dos grupos de escoteiros 138º Augusto Severo e 190º Zumbi dos Palmares e da liderança comunitária Manoel Batista, presidente da Associação Quilombola dos Moradores de Capoeiras, além de estudantes, artistas e populares da região.

Billy Jean expressou que era gratificante participar de um momento histórico para a comunidade quilombola de Capoeiras, já o Baobá é uma planta sagrada e com uma simbologia de resistência para os povos africanos e seus descendentes.

A liderança escoteira João Santos, do grupo 190º Zumbi dos Palmares ficou bastante emocionada na ocasião, externando suas palavras momentos antes da fixação da muda de Baobá no solo capoeirense: “É maravilhoso! Até porque uma árvore dessa é referência para nós (quilombo). Este é um momento histórico. Tô gostando muito. Capoeiras vai ser mais reconhecida, a comunidade vai ter mais conhecimento, e nós vamos receber mais gente também”.

A Semana do Meio Ambiente deste ano reuniu um conjunto de ações, incluindo trilha ecológica, passeio de caiaque, feiras com produtos sem agrotóxicos, doação de mudas, palestras em escolas, exibição de filmes, blitz educativa e mutirão de limpeza no Rio Jundiaí. Tudo isso, com parcerias com outros órgãos da Prefeitura, como o Departamento de Trânsito, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Secretaria de Educação, Assessoria de Comunicação, grupos de escoteiros como o 138º Augusto Severo, o 179º Jundiaí e o 190º Zumbi dos Palmares, profissionais liberais, atletas e pescadores.