Pela primeira vez Macaíba realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Dispositivo de autoridades da 1º COMPIR. Foto: Edeilson Marais.

Representantes de diversos povos tradicionais de Macaíba estiveram presentes na 1º Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Macaíba, nesta quarta-feira (09), Centro de Convivência Pax Club. Essa foi a primeira conferência no município a reunir povos tradicionais de terreiros, de quilombo, indígenas, ciganos e população negra para construção de políticas públicas com participação social.

Com palestras e apresentações culturais, o evento foi também um espaço de formação política para o enfrentamento ao racismo, discriminação racial e intolerância religiosa. “Essas discussões de políticas públicas por igualdade social surgiram das lutas, sobretudo, do movimento negro e de mulheres negras, desses seguimentos aqui presentes para dizer basta ao racismo”, afirmou Elizabeth Lima, palestrante do evento e doutoranda em antropologia pela UFRN.

A palestrante ressaltou a importância de eventos como a Conferência para os povos tradicionais de Macaíba. “Nós queremos ter acesso a emprego, educação, a saúde, a assistência social e ocupar espaços de decisões porque nós construímos esse país e queremos construir as políticas públicas do município através da inserção de todos esses seguimentos aqui representados”, comentou Elizabeth.

Também tiveram lugar de fala a coordenadora de políticas de promoção da igualdade racial da Secretaria de Estado, Giselma Omilê; Leandro Durazzo, antropólogo e consultor da Unesco e Sesap; Josué Tarairui, representante da Comunidade indígena do Tapará; Liliane Moura, representante da Comunidade Quilombola de Capoeiras; e Mãe Vanuzia, representante dos povos de terreiros.

Se apresentaram no evento a Comunidade Indígena Tapuia da Lagoa do Tapará; o Grupo de Percussão Baobá, da comunidade Quilombola Capoeiras; Povos de Terreiros e grupo de Capoeira. Também participaram da Conferência o Prefeito Emídio Jr; o secretário adjunto da SEMTAS, Eriberto Tomaz; as vereadoras Dadaia, Erika Emídio, Ismarleide, Socorro Nogueira, Rita de Cássia, os vereadores João de Damião e Aroldo da Saúde; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janiere Ferreira; e o juiz titular da 3 Vara Criminal de Macaíba, Felipe Barros.

Após as discussões, os participantes da Conferência se dividiram em quatro eixos temáticos para elaboração das propostas e eleições dos delegados que representarão o município na conferência estadual.

Foto: Edeilson Marais e Raphael Oliveira.