Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado estimula produção de algodão na zona rural de Macaíba

O Programa Algodão Agroecológico Potiguar, do Governo do Estado, tem estimulado a produção de algodão na zona rural de Macaíba neste ano. Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE); EMATER; SEDRAF e Instituto Casaca de Couro, o Programa tem dado resultados para famílias em Traíras, Capoeiras, Assentamento Margarida Alves e Riacho do Feijão.

Os produtos agroecológicos são livres de agrotóxicos, de origem na agricultura familiar e cultivados de forma consorciada com outras variedades de plantas. Para aprender a cultivar o algodão desta forma, os agricultores passaram por capacitações para plantar, cultivar, lidar com pragas, colher e armazenar o algodão.

Genieusa Janaima, agricultora de Traíras, se capacitou e cultiva o algodão agroecológico com milho, feijão, fava e gergelim. “A gente aprendeu a deixar de usar veneno. Aprendemos a organizar e controlar o peso das sementes, que antes a gente não fazia. E agora a gente tem esse prazer em fazer a colheita do algodão, da fava, do feijão e do milho, depois pesar tudo e deixar organizado”, explicou ela.

Para o secretário de Agricultura de Macaíba, Cícero Militão, o programa contribui para a volta do cultivo do algodão no município. A Secretaria cadastrou os agricultores interessados no programa e deu a elas prioridade no corte de terra. “Nós fomos buscar o ingresso de Macaíba neste programa e conseguimos esse resultado, voltar a cultivar algodão em Macaíba. Com o programa onde o agricultor recebe a capacitação, as sementes, o corte de terra e o acompanhamento da equipe da Secretaria”, comentou ele.