Ordem de serviço histórica para construção da UBS Auta de Souza é assinada dentro da programação dos 146 anos de Macaíba

Uma antiga reivindicação da população macaibense começa literalmente a se concretizar a partir de agora. No final da tarde desta quarta-feira (25/10), o prefeito Emídio Júnior assinou uma ordem de serviço que entra para a história. Trata-se da autorização para o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Auta de Souza, denominada Francisca André da Cruz. Uma das obras mais esperadas pela população do bairro e adjacências.

Esta será a 27ª UBS de nosso município, fazendo com que este se aproxime cada vez dos 100% de cobertura em termos de Atenção Básica da rede municipal. A solenidade integra a vasta programação especialmente preparada pela gestão municipal para celebrar os 146 anos de emancipação política de nosso município, com uma série de obras e ações que começou no último sábado com a inauguração marcante da Praça da Juventude.

Localizada no Loteamento Jardim Lisboa, popularmente conhecido como Novo Centro, a nova unidade de saúde terá uma área construída de 276 metros quadrados, com um investimento de mais de 1 milhão de reais, e contará com cômodos com espaços e climatização adequados para o atendimento das demandas diárias da população. O prazo entre o início e a conclusão dos serviços é de oito meses.

O prefeito Emídio Júnior exaltou a importância da obra para o bom público presente: “Estamos dando mais uma ordem de serviço, desta vez para uma grande obra esperada há mais de 30 anos pelas testemunhas oculares que pediram, reivindicaram e fizeram requerimentos para que essa obra saísse do papel. A principal demanda do bairro Auta de Souza era justamente uma unidade básica de saúde, para que toda a população pudesse ser atendida de forma digna. Este posto de saúde será de primeira qualidade!”.

“Uma coisa extraordinária. Só temos a ganhar. O Conjunto Auta de Souza só tem a ganhar! Parabéns a todos os envolvidos!”, declarou o professor de matemática Veriano André, morador do bairro. Cabe destacar que a denominação da futura unidade de saúde é em homenagem à sua mãe.

Além do próprio bairro Auta de Souza, essa UBS abrangerá: Conjuntos Monte Líbano, Tavares de Lyra, São Geraldo e Parque das Mangueiras serão abrangidos, assim como as Ruas Doutor Pedro Matos, José de Baltazar, Tenente Geraldo Cavalcanti, Heráclito Villar (Vilar de Baixo) e Professor Caetano, além do Centro e da Avenida Jundiaí.

Na ocasião, o gestor municipal esteve acompanhado pelos (as) vereadores (as): Denilson Gadelha (presidente da Câmara), Érika Emídio, Rita de Cássia, Zeca da Pesca, Aroldo da Saúde, Jailson Brito, João de Damião, Socorro Nogueira e Dadaia Ribeiro; secretários (as) municipais: Vitor Aguiar, Billy Jean, Rondinelli Dantas, Odilon Benício, Edma Maia, Caio Varela, Cícero Militão, Júnior Rêgo, Hailton Mangabeira, Edivaldo Emídio, Silva Júnior e Auri Simplício. Além de lideranças como Venício Filho, os suplentes de vereador Sérgio Lima e Jota Júnior, e o ex-vereador Doutor Antônio.

Fotos: Edeilson Morais/Geraldo Neto