Ordem de serviço assinada nesta sexta-feira autoriza construção de escola padrão em Lagoa do Mato

Nesta sexta-feira (17/05), a Prefeitura de Macaíba anunciou um projeto que promete revolucionar a educação na comunidade rural de Lagoa do Mato e adjacências. Trata-se da construção das novas instalações da Escola Municipal Iolanda Chaves de Lucena, confirmada após a assinatura da ordem de serviço feita pelo prefeito Emídio Júnior, autorizando o início da obra.

O projeto foi idealizado e desenhado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A futura escola servirá como exemplo para toda a região, com características inovadoras e adaptadas às necessidades locais, podendo duplicar a capacidade para atender à demanda de matrículas, podendo abranger mais de 100 alunos do Nível III do Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.

A escola mencionada terá uma arquitetura lúdica e contará com quatro salas de aula, uma sala de professores e de coordenação, uma sala de informática, uma sala de leitura, um refeitório, banheiros com acessibilidade, abrangendo uma área de total de 513 m² de construção. Os recursos para sua viabilização são fruto de uma emenda parlamentar do Styvenson Valentim, totalizando mais de 1,1 milhões de reais, com prazo estimado para conclusão de 6 meses.

O gestor municipal agradeceu ao senador pela parceria em prol de Macaíba e enfatizou em seguida: “tantos passaram, tantos prometeram, e eu sem prometer, estou aqui assinando hoje esta ordem de serviço dessa escola tão sonhada por mim e por todos vocês que são de Lagoa do Mato, de Macaíba, da zona urbana à zona rural. Não é apenas um documento que assinamos, vamos ficar na cola para que termine logo, pois é um compromisso que assumimos com a comunidade”. Emídio Júnior finalizou relembrando sua trajetória junto ao senador para que o projeto pudesse ser viabilizado e os recursos liberados para sua concretização e citou outros projetos que serão executados mediante essa parceria, como o Batalhão de Polícia Militar.

Por sua vez, o senador declarou: “Hoje está dando início a essa obra, mas vão vir outras mais”. Em seguida, destacou seu trabalho para a realização de cirurgias eletivas de usuários de saúde de Macaíba e a possibilidade de um carro com serviços médicos móveis nas comunidades mais distantes, principalmente para atendimento de crianças.

Representando a comunidade escolar, a aluna Layza Willayane Rodrigues de Lima, 8 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental, agradeceu em tom emocionado: “17 de maio de 2024 é um dia histórico para a nossa querida comunidade de Lagoa de Mato. Esta ordem representa um sonho educacional e comunitário muito forte. Foram anos e anos de espera por uma infraestrutura excelente e adequada. Num futuro bem próximo, nossa escola será lembrada como uma escola modelo”.

Além do senador Styvenson Valentim, estiveram ao lado do prefeito Emídio Júnior, na solenidade de assinatura, os vereadores Denilson Gadelha (presidente da Câmara), João de Damião, Dadaia Ribeiro, Socorro Nogueira, Erika Emídio, Jailson Brito e Ana Catarina, secretários municipais e lideranças comunitárias.

Foto: Edeilson Morais