Obras da Central de Videomonitoramento de Macaíba seguem em ritmo acelerado

Iniciativa da atual gestão municipal, o futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) está próximo de sua conclusão. As obras avançam para o estágio final e o primeiro órgão desse tipo na história de Macaíba estará pronto para servir a população macaibense, principalmente através da moderna central que contém um sistema de videomonitoramento que o local irá abrigar, com aproximadamente 200 câmeras. Essas câmeras terão visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos, a princípio na zona urbana, e posteriormente, na rural.

Segundo o secretário municipal de Segurança, João Batista, os critérios de definição dos locais de instalação das câmeras estão de acordo com as informações de segurança pública obtidas da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal COINE/SESED/RN, que apontam as localidades com maior indicador de criminalidade no município e serão integradas às forças de segurança do Governo do Estado.

O prédio já está erguido e, atualmente, estão sendo colocados os revestimentos e as portas, informou o secretário municipal de Infraestrutura, Vitor Aguiar. Inclusive, o espaço terá câmeras com tecnologia embarcada de identificação de placas de veículos, reconhecimento biométrico e notificação automatizada de infrações de trânsito. Somente em 2022, mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública.

Com a inauguração do COISP, que ficará ao lado da sede da Prefeitura, o objetivo é proporcionar mais segurança e, consequentemente, qualidade de vida a todos. Por exemplo, após uma ocorrência ser captada por uma das câmeras dessa central, o CIOSP/SESED/RN poderá ter o acesso compartilhado das imagens em tempo real e saber a identificação exata do dispositivo e o seu local de cobertura, mobilizando prontamente uma equipe de policiais, guardas municipais ou agentes de mobilidade urbana que estiverem mais próxima do fato, possibilitando uma pronta resposta para a ocorrência.

Além da criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, e da Central de Videomonitoramento (COISP), a gestão do prefeito Emídio Júnior também fundou a Guarda Municipal e instituiu o Fundo Municipal de Segurança Pública. O município já criou comissão especial para realização do concurso público para provimento do cargo de guarda municipal e em breve publicará o edital sobre o concurso para preenchimento das vagas da futura Guarda Municipal. É a primeira vez que o Poder Executivo local realiza investimentos no setor de Segurança Pública.