Novo gestor da Saúde de Macaíba se reúne com Conselho Municipal

O novo secretário municipal de Saúde de Macaíba, Júnior Rêgo, se reuniu, na tarde desta terça-feira (16/05), com membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para um primeiro encontro de apresentação e delineamento de uma pauta de ações que serão realizadas sob sua gestão à frente da pasta. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura.

O secretário disse que esse foi o primeiro contato dele como gestor da pasta com o CMS e explicou que se trata de um procedimento preconizado pelo SUS haver esse encontro entre gestão e conselheiros: “Quando o secretário chega num município, chamado de território, ele tem que se apresentar. Isso será feito nessa reunião ordinária. Temos várias pautas, e uma das mais importantes é a requalificação da nossa UPA. Estamos engajados, equipes da Secretaria de Saúde e da UPA, para botar as documentações em dia e preparar toda a ambientação para ter a requalificação”.

Júnior Rêgo ainda completou mencionando a possibilidade da futura mudança de porte da UPA, o que permitiria a ampliação da oferta de leitos e número de atendimentos diários na instituição, expandindo assim a capacidade resolutiva em geral.

Outros pontos de destaque pautados na reunião foram: exposição do relatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde, captação e aproveitamento de emendas parlamentares para construção de novos postos de saúde, execução de repasses para entidades filantrópicas.

O Conselho Municipal de Saúde de Macaíba é um órgão formado por diversos segmentos como, por exemplo, Poder Público, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde, prestadores de serviços, povos tradicionais e entidades filantrópicas, sociais e sindicais.

Fotos: Edeilson Morais