No Campus do Cérebro, prefeito Emídio Jr. assina termos de cooperação com entidades acadêmicas e empresariais em prol do desenvolvimento de Macaíba

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (12/12), no Instituto Santos Dumont (ISD), Campus do Cérebro, o prefeito de Macaíba, Emídio Jr. assinou dois importantes termos de cooperação com entidades acadêmicas e empresariais no sentido de fomentar o desenvolvimento e atrair novos empreendimentos, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia, com intuito de tornar Macaíba uma cidade tecnologicamente desenvolvida, ambientalmente sustentável, social inclusiva e economicamente inclusiva.

O encontro foi denominado de Ecossistema Tríplice Hélice de Macaíba e reuniu representantes de entidades como Instituto Santos Dumont, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fecomércio/RN, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaíba (CDL). Os termos assinados se referem ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido originalmente pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e à Metodologia Ecossistema Local de Inovação (ELI), do (SEBRAE).

Em seu discurso, o prefeito Emídio Jr. enalteceu diante dos presentes as potencialidades e posição geográfica privilegiada de Macaíba, citando como exemplos fatores como os mais de 510 km2 de extensão territorial, o fato de ser a quinta maior cidade do estado em termos populacionais, cortada por duas importantes BRs (226 e 304), uma RN (160), de possuir dois polos industriais e entidades como o Instituto Santos Dumont e o Parque Tecnológico Augusto Severo. “A gente vive um momento único em nossa cidade; por isso, a importância de estarmos aqui, não somente participando deste primeiro encontro, mas também para  assinarmos esses convênios. Vamos também correr atrás do nosso terceiro distrito industrial, porque nós temos uma capacidade de empreendedorismo gigante.”, expressou o prefeito.

“Esse encontro teve a finalidade de juntar todos os atores locais do Ecossistema Tríplice Hélice e, na oportunidade, foram apresentados e promovidos dois importantes programas que serão implantados em Macaíba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o DEL e o ELI. Esses programas serão trabalhados durante o ano de 2023 entre a Prefeitura e esses atores convidados para o evento (representantes de instituições de ensino e do comércio). Através do DEL, vamos trabalhar políticas de desenvolvimento econômico, criação do terceiro distrito industrial, plano municipal de desenvolvimento econômico, entre outras temáticas. Dentro de ELI, vamos criar um ecossistema local de inovação, já que Macaíba tem um potencial enorme para se tornar um polo de ciência e inovação tecnológica.”, explicou Aristela Tatiany, agente de desenvolvimento da Prefeitura de Macaíba.

“Com essa união de Academia, Universidade, Prefeitura Municipal de Macaíba e as entidades empresariais (Fecomércio/RN), FIERN, SEBRAE, entre outras), aqui vai ser um atrativo mundial. Estamos próximos de inaugurar o Parque Tecnológico, onde serão instaladas várias empresas internacionais de experiência e grandes startups. Essa região agora, com esse trabalho que vamos iniciar, que é um contrato com o SEBRAE, o DEL, um trabalho técnico que para preparar a população de Macaíba para a inovação que o mundo está nos oferecendo e que a gente está numa localidade de grandes oportunidades, perto de aeroporto, perto da UFRN (numa área que é da Escola Agrícola de Jundiaí) e vai ajudar muito no desenvolvimento da cidade.”, comentou Luiz Lacerda.

A mesa do dispositivo foi composta pelo gestor municipal de Macaíba, Emídio Jr.; pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício; pelo diretor administrativo do ISD, Jovan Gadioli; pela presidente do Conselho Administrativo do Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Paiva; pelo vice-presidente da Fecomércio/RN, Luiz Lacerda; e pela gestora do Núcleo de Apoio à Inovação da FIERN, Susie Macedo.

Fotos: Raphael Oliveira