Maior edição da história do Seminário Paulo Freire é concluída com êxito em Macaíba

A tarde desta sexta-feira (11) foi o ensejo de conclusão do IV Seminário Paulo Freire, a maior edição da história deste evento que já é referência para professores e pesquisadores de todo o Brasil. Neste ano de 2022, foram três datas de atividades, com início na noite última quarta-feira (09) no Arco-Íris Recepções, local onde ocorreu toda a programação, que incluiu apresentações culturais da terra, mesas-redondas, palestras temáticas, literatura de cordel e exposições.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e tem como principal público-alvo os diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas de Ensino Fundamental II e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Macaíba. O IV Seminário Paulo Freire contou com palestras de renomadas universidades e institutos federais, bem como de faculdades privadas. Além disso, esta edição teve o envolvimento das secretarias de Cultura e Turismo e de Trabalho e Assistência Social.

Sobre o Seminário e o homenageado, Edma Maia, secretária municipal de Educação relata: “Paulo Freire ficou conhecido mundialmente por defender a educação emancipadora dos sujeitos, para que por meio da reflexão crítica possam transformar a sua realidade de vida. Paulo Freire defendia o aprender de forma coletiva. Nessa perspectiva, realizamos o IV Seminário Paulo Freire com o tema “Educação e Atualidade Brasileira – Primeiro livro de Paulo Freire 63 anos depois. Assim, homenageamos e rememoramos o patrono da Educação Brasileira”.

“Reunir cerca de 300 profissionais da educação pública municipal de Macaíba para discutir o pensamento freireano na IV edição do Seminário Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, após o período grave que vivemos em virtude da Pandemia da Covid-19 é de profunda relevância para nossa educação, especialmente, porque é um momento de reavaliar as práticas educacionais e, acima de tudo, considerar não apenas as questões intelectuais como prioridades, mas ver nossos estudantes na sua multidimensionalidade, aspectos sociais, afetivos, físicos e culturais são mais do que nunca uma prioridade na ação, reação, ação”, declarou Silva Júnior, secretário adjunto municipal de Educação e presidente da Comissão de Organização do Seminário.

“O seminário teve sua primeira edição em 2013, e a gente trouxe esse seminário para Macaíba porque Paulo Freire é o teórico mais estudado do planeta, mais lido dentre as academias. O Rio Grande do Norte tinha uma dívida muito grande com ele. Foi aqui em Angicos que começou toda a repercussão de seu trabalho a partir do método das 40h, em 1963. Nosso seminário tem padrão ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), tem anais publicados, tem todo um teor científico que a academia preconiza.”, explicou Hailton Mangabeira, idealizador do evento e secretário municipal de Cultura e Turismo.

Além da participação de instituições federais, Hailton também destacou o Instituto Paulo Freire, o Instituto Tavares de Lyra e a Academia Macaibense de Letras, tudo isso com total apoio da Prefeitura. “O prefeito Emídio foi muito sensível com essa temática, fizemos um investimento forte e então o seminário tem uma robustez maior. Graças a Deus, um sucesso de crítica e de público desde o primeiro dia.”, completou.

Fotos: Edeilson Morais e Maxson Savelle