Macaíba tem redução de mais de 47% no número de homicídios

Neste ano de 2022, Macaíba é um dos municípios potiguares de grande porte que têm obtido números positivos em relação ao combate à violência gerada pelos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), designação criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para categorizar crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte. Esse indicador é relevante para dimensionar os casos de letalidade intencional.

Dados recentemente divulgados na imprensa pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESED/RN), mediante a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (COINE), revelam que entre 01 de janeiro e 31 de outubro de 2021 ocorreram 63 CVLIs, enquanto foram registrados até então neste corrente ano 33 CVLIs em nosso município, uma redução de 47,6%.

Das cidades da região metropolitana de grande porte, Macaíba foi a que alcançou redução mais expressiva. Isso se deve às intensas e efetivas operações da Polícia Civil no município, ao reforço no patrulhamento realizado pela Polícia Militar, inclusive com o uso de Cavalaria e Força Tática.

Ações e planejamento da gestão municipal

Em meados de outubro, o prefeito Emídio Jr. esteve reunido com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Araújo, o deputado estadual Kleber Rodrigues e equipe da SESED/RN, para discutir novas ações de Segurança para Macaíba. Brevemente, o município ganhará duas novas viaturas e duas delegacias especializadas (Mulher e Homicídios). Também está sendo discutida, junto ao Governo do Estado, a construção da sede do Batalhão da Cavalaria na comunidade de Jundiaí.

Além disso, pela primeira vez na história, investimentos com recursos próprios do Município estão sendo aplicados na área de Segurança Pública. O futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) está em fase de conclusão e será primeiro órgão desse tipo na história de Macaíba. O local terá uma moderna central de videomonitoramento com dezenas de câmeras interligadas às principais forças estaduais de Segurança.

A atual gestão do prefeito Emídio Jr. criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESP). O prefeito também trabalha para implantar a Guarda Municipal. Um concurso está sendo preparado atualmente para preenchimento das vagas dos futuros agentes locais de segurança.

Vale ainda mencionar que o município mantém a locação dos imóveis do 11º Batalhão da Polícia Militar, da 20ª Delegacia de Polícia Civil, e também fará em relação à nova Delegacia de Homicídios, bem como apoia os órgãos de Segurança do Estado na manutenção corretiva de viaturas e materiais de expediente, pontuou o secretário da SESP de Macaíba, João Batista Júnior.