Macaíba recebe restos mortais e mausoléu de Augusto Severo e Prefeitura entrega Solar Ferreiro Torto restaurado

Mais de 120 anos após se tornar o primeiro mártir da Aeronáutica brasileira, os restos mortais de Augusto Severo retornaram à Macaíba nesta quinta-feira (26), véspera de aniversário de 146 anos da cidade. Esse grande momento foi acompanhado de perto por representantes da Força Aérea, familiares do aeronauta, políticos, jornalistas e diversos entusiastas da história de Severo.

O cortejo saindo do Instituto Histórico e Geográfico do RN até Macaíba foi acompanhado pelo prefeito Emílio Jr, pelo secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento, e pelo secretário municipal de Segurança Pública, Rondinelli Dantas. Ao chegar em Macaíba, o cortejo visitou pontos em homenagem e que fizeram parte da história de Severo, como o monumento Augusto Severo e o local onde foi a sua residência.

Ao chegar ao Solar Ferreiro Torto, local onde ficará à exposição, a urna com os restos mortais de Augusto Severo foi recebida pela Banda da Aeronáutica e pelo grupo de escoteiros Augusto Severo. No local também se encontra o mausoléu original, transportado do Rio de Janeiro à Macaíba. O evento também marcou a reabertura do Solar, após sua completa restauração.

O Prefeito Emídio Jr ressaltou a importância da chegada dos restos mortais para a cultura e o turismo de Macaíba. “Um dia que vai ficar, de fato e de direito, na história e na memória da nossa cidade. Estamos todos presenciando um marco histórico para todo o Rio Grande do Norte. É uma honra estar aqui na qualidade de macaibense e Prefeito da cidade berço de Augusto Severo. Recepcionando os restos mortais e enaltecendo a importância que esse fato traz para a nossa cultura e para o turismo de nossa cidade”, afirmou ele.

Para esse dia tão especial, o Solar Ferreiro Torto ganhou uma sala em homenagem à Augusto Severo. “Hoje o coração dos macaibenses transborda de alegria ver um dos seus filhos mais ilustres retornar ao seu lar. Ao assumir a pasta da cultura, o Prefeito Emídio Jr nos deu essa missão e hoje estamos concretizando essa missão. Eu agradeço os esforços e a dedicação de todos que trabalharam nesta missão”, declarou o secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento.

Toda a cerimônia foi acompanhada de perto pela comissão responsável pelo translado dos restos mortais, incluindo a bisneta do aeronauta, Sônia Severo. “Eu chorei, chorei por que o sentimento não tem idade. Aqui está Augusto Severo. Estou muito feliz com seu retorno. Hoje ele está de volta ao seu aconchego”, disse ela citando a música de Elba Ramalho.

Na ocasião, também foi assinado termo de fomento entre a Prefeitura de Macaíba e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo visando o estabelecimento de parceria e cooperação técnico-científica viabilizando a colaboração para a transferência de conhecimentos com o objetivo de fomentar sustentavelmente a transição energética para fontes renováveis no município de Macaíba.

Também participaram da cerimônia o procurador geral do Estado, Antenor Roberto, representando governadora Fátima Bezerra; o juiz Dr Cícero Macedo; o padre Murilo; o membro do Conselho Estadual de Cultura, Valério Mesquita; o comandante da Base Aérea de Natal, brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen; o advogado Armando Holanda e outros representantes da comissão de traslado; e diversos vereadores e secretários municipais.