Macaíba realiza capacitação sobre saúde mental para Agentes Comunitários

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira, 30 de janeiro, capacitação sobre Saúde Mental para os 141 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e apresentou o Fluxo da Saúde Mental do Município. A ação foi organizada pela coordenadora de atenção especial, Alline Mikaely e pela coordenadora dos agentes comunitários de saúde, Janiere Pereira, é alusiva a campanha ‘Janeiro Branco’, mês de conscientização dos cuidados com a saúde mental.

A apresentação foi realizada pela psicóloga da SMS, Maíra Rocha que atende as comunidades rurais do município, como o objetivo de esclarecer os sinais de adoecimento mental para que durante as visitas domiciliares seja realizada essa identificação. “Saúde mental antes de tudo, é autocuidado, autoamor e autovalorização. É preciso olhar para si, para poder cuidar de qualquer área da vida. Se você não está bem com a sua mente, não vai estar bem com o resto do seu corpo”, disse.

O principal alerta para os ACS é quanto ao fluxo de saúde mental que deve ser seguido para não sobrecarregar o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). “Os pacientes chegam sem ter passado nenhuma vez pelo médico do Programa Saúde da Família (PSF) e sem nenhuma tentativa de tratamento antes. E sabemos que diversas doenças causam sintomas depressivos, ansiosos e psicóticos”, informou a psicóloga.

De acordo com Maíra, antes de ser encaminhado o paciente deve ser atendido pelo médico clínico, para identificar os sintomas e saber se o tratamento é realizado na UBS, na policlínica, no CAPS ou na urgência. “Para a policlínica são encaminhados pacientes que não tiveram melhora no tratamento clínico, sem sintomas graves; e para o Caps são encaminhados os pacientes com gravidade (pensamentos ou comportamento desorganizado que interfiram nas atividades diárias) e para a urgência, pacientes com agressividade, ideação ou tentativa de suicídio”, explicou.

Assecom PMM

Fotos: Edeilson Morais