Macaíba realiza a primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realizou nesta quinta-feira, 21 de setembro, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Macaíba, com o objetivo de debater sobre os desafios e diretrizes das políticas públicas para a pessoa com deficiência.

A conferência contou com a presença do secretário de assuntos de governo, Edvaldo Emídio, do secretário adjunto da SEMTHAS, Eriberto Freire Tomaz, do presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Décio Santiago, da secretária executiva do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes, da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Macaíba, Ivoneide Damasceno, da Coordenadora o Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD), Camila da Rocha Simão, do presidente da Associação Macaibense da Pessoa com Deficiência, Lenildo Soares e da vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Erika Emídio.

O secretário de assuntos de governo, Edvaldo Emídio, que na ocasião representou o prefeito Emídio Júnior, enfatizou as ações que a gestão vem realizando em prol das pessoas com deficiência. “Finalmente efetivamos o Conselho da Pessoa com Deficiência em Macaíba, um marco histórico nas políticas públicas de inclusão”, disse. Ele informou ainda, que a prefeitura, realiza a entrega de cadeiras de rodas, fraldas descartáveis, colchão tipo ‘caixa de ovo’, suplemento alimentar, e realiza visita às pessoas acamadas com equipe multiprofissional.

Na educação especial, o secretário enfatizou que a gestão realiza o fortalecimento da política de inclusão, com utilização de recursos multifuncionais na sala de aula e capacitação do quadro funcional da educação. “Já convocamos dois professores de libras, três professores Intérpretes de libras, e disponibilizamos de um veículo adaptado, que transporta de cerca de 20 alunos da rede”, concluiu.

O secretário adjunto da SEMTHAS, Eriberto Freire Tomaz informou que a cada dois anos essas conferências são realizadas. “Nunca tivemos uma discussão tão profunda sobre a pessoa com deficiência em Macaíba, destaco o mapeamento que está sendo feito, das pessoas com deficiência e das instituições, especificamente as escolas. Com esses dados vamos propor melhorias na acessibilidade”, disse.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência de Macaíba, Ivoneide Damasceno, a Conferência discutiu propostas viáveis sobre o assunto. “Com apoio gestão do prefeito Emídio Jr e a participação pública, vamos elaborar melhores políticas de inclusão”, falou. A programação contou com a leitura do Regimento Interno, a palestra da fisioterapeuta e coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Instituto Santos Dumont (ISD), Camila Rocha, discussões em grupos temáticos e votação das preposições e dos delegados.

Fotos: Geraldo Neto

Assecom PMM