Macaíba: ISD promove curso sobre Baixa Visão para profissionais da educação pública

Em processo de implementação de mais um serviço, o Instituto Santos Dumont (ISD) irá promover entre os dias 28 de abril e 2 de junho/2022, o curso “Baixa Visão: estratégias e intervenções nas diferentes etapas da vida”. A formação é voltada para profissionais da Educação que atuam nas Secretarias Municipais de Educação de Macaíba, Natal e São Gonçalo do Amarante, mediante inscrição gratuita. Haverá emissão de certificado para aqueles que concluírem, no mínimo, 75% das 20h previstas para o curso.

O Ministério da Saúde oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação do ISD, localizado na zona rural de Macaíba, de III para IV, em agosto de 2021. Além dos serviços de reabilitação em deficiência auditiva, intelectual e motora, o CER IV ISD passará a atender pacientes com deficiência visual. Esse é o primeiro CER IV da Grande Natal e o segundo do Rio Grande do Norte, que atenderá pacientes com deficiência visual (cegueira e baixa visão) oriundos da 7ª Região de Saúde, que inclui os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.

O curso em questão, faz parte do Projeto “Saúde e Educação no cuidado e prevenção de doenças oculares na 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte”, e colocará em discussão as implicações da deficiência visual – baixa visão, na interação com o ambiente escolar e social. A deficiência visual, quer seja congênita ou adquirida no início ou ao longo da vida, têm consequências em vários aspectos – social, educacional, psicológico -, afetando a independência, a autoestima, a qualidade de vida e a interação de pessoas cegas ou com baixa visão com a família, amigos e comunidade.

“Na infância, em especial, ter uma baixa visão pode ocasionar sérios comprometimentos ao desenvolvimento escolar da criança. Se não forem devidamente estimuladas a usarem os resíduos visuais, favorecendo um processo perceptivo e capacidade visual satisfatórios, obterão informações visuais pobres e distorcidas da realidade e baixo desempenho escolar”, destaca a Profa. Dra. Luzia Guacira dos Santos Silva, pedagoga do ISD que atuará como facilitadora do curso.

Conhecer sobre a baixa visão em crianças, jovens e adultos permite dirimir concepções errôneas, mitos, compreender como relacionar-se e possibilitar meios e estratégias que promovam um ambiente adequado e uma maior eficiência visual. Além de oferecer estimulação visual adequada e treinamento no uso de auxiliares ópticos e não ópticos, de Comunicação, Orientação e Mobilidade e de Atividades de Vida Diária, quando necessário.

Curso: Baixa Visão: estratégias e intervenções nas diferentes etapas da vida
Datas: 28 de abril; 5, 12, 19 e 26 de maio de 2022.
Hora: 08h às 12h
Local: Auditório Paulo Freire – Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), ao lado da UPA Aluízio Alves (Macaíba)
​​Inscrições: através da Secretaria Municipal de Educação de cada município

Sobre ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Via Instituto Santos Dumont (ISD) – Assessoria de Comunicação