Macaíba inicia dose de reforço de vacina contra covid em idosos e imunocomprometidos a partir dos 12 anos

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a aplicação da dose de reforço da vacina covid-19 bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. A aplicação segue até 31 dezembro, em todas as unidades básicas, conforme recomendação do Ministério da Saúde diante do aumento de casos da doença na última semana no Rio Grande do Norte.

Segundo as informações do Ministério da Saúde, nas últimas três semanas foram notificados 593.339 casos Covid-19 no Rio Grande do Norte, com aumento de 235 casos confirmados e notificados de uma semana para outra.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Gislainhy Pires alerta quanto as recomendações para minimizar os efeitos da covid-19, com vistas a proteger de forma adequada a saúde e a vida da população macaibense. “Pedimos que à população específica que busque as unidades de saúde para vacinação, a forma mais eficaz de frear a contaminação, pois diminui o risco de internações, evita casos graves e óbitos, além de garantir o convívio social”.

A Equipe de Vigilância em Saúde de Macaíba se coloca à disposição para orientações relativas a vacinação contra a covid-19 através do e-mail: epidemiologiamacaiba@gmail.com e orientam para seguir as seguintes recomendações, em caso de sintomas respiratórios: intensificar a higienização das mãos e o uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração; evitar aglomerações; realizar testagem rápida na unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais