Macaíba incentiva resgate cultural do Boi de Reis

Boi de Reis do Pintadinho, mestre Zacarias. Foto: Sérgio Nascimento.

O distrito de Mangabeira assistiu nesta segunda-feira (15) ao ressurgimento da tradição do Boi de Reis em Macaíba, durante a festa da padroeira de Santa Isabel. O resgate cultural ocorreu com o Boi de Reis do Pintadinho, do mestre Zacarias. O grupo é o primeiro a retomar as atividades no município, após anos sem incentivo e apoio do poder público.

“Os 15 brincantes deram show e emocionaram os presentes. Os mais antigos relembraram e os mais novos puderam conhecer esse folguedo tão próprio da cultura macaibense. O trabalho é esse, o de resgate constante dessas importantes atrações culturais. Aonde tiver um folguedo adormecido, a secretaria vai buscar e instrumentalizar para que a tradição não se perca”, disse o secretário de Cultura de Macaíba, Hailton Mangabeira. Folguedos são festas populares com espírito lúdico realizadas anualmente, como a festa de Boi de Reis.

A volta do Boi de Reis faz parte do trabalho de resgate da cultura tradicional que vem sendo realizado pela secretaria de Cultura e Turismo desde fevereiro deste ano com o mapeamento dos espaços, artistas e movimentos culturais da cidade.

“Durante a pesquisa, foram detectados alguns folguedos populares quase extintos devido à falta de incentivo e mesmo de estímulo para o desenvolvimento das suas atividades. Nesse sentido, a Secretaria tem ido a campo, pessoalmente, buscando diálogo com esses mestres e apresentando soluções para a retomada das atividades dos antigos folguedos”, comentou o historiador e secretário adjunto de Cultura, Anderson Tavares de Lyra.

De acordo com Anderson, desde o início da gestão, também estão sendo resgatadas outras manifestações culturais como o Teatro de João Redondo, com o mestre Catemba; a Corrida de Argolinha, com mestre Albeci; e a Corrida de Jegue, do mestre Pajará. “Para além da retomada da tradição e da cultura, as apresentações dos folguedos populares servirão para fomentar o turismo em nossa cidade, apresentando a essência cultural e artística que Macaíba possui e que se encontrava adormecida e desestimulada”, concluiu ele.