Macaíba faz parte de seleto grupo de 20 cidades do Brasil que terá um Observatório Municipal de Segurança Pública

Prefeito Emídio Jr. e comitiva de Macaíba em Brasília

O prefeito Emídio encontra-se em Brasília/DF participando do 6º Evento da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, com o tema: “Município, Segurança Pública e Criminalidade”, realizado entre 17 e 18 do corrente mês de maio. A iniciativa visa fortalecer a atuação dos municípios como integrantes estratégicos do Sistema Único de Segurança Pública – (SUSP). Isso porque Macaíba é um dos 20 municípios selecionados em todo o Brasil que foi convidado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) a integrar esse evento.

“Com muito trabalho e dedicação, Macaíba é uma das 20 cidades do Brasil a fazer parte do projeto piloto do SUSP. Isso significa dizer que estaremos recebendo ferramentas tecnológicas que ajudarão no trabalho de combate à violência no nosso município. Tudo isso, fruto de uma política pública que a gestão está desenvolvendo na área da segurança”, relatou o gestor municipal. Graças a um projeto de política de Segurança que a atual gestão está desenvolvendo, Macaíba passou a integrar esse seleto grupo.

Cabe destacar que, em virtude disso, Macaíba terá implantando brevemente um Observatório Municipal de Segurança Pública. “Ao auxiliar as prefeituras na implantação dos observatórios, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) transfere aos municípios a capacidade técnica necessária para atuar como agente de segurança em nível local.”, diz o site do MJSP, do Governo Federal.

Buscando aprimorar mais ainda esse projeto de implantação de ações na área de Segurança Pública o prefeito de Macaíba embarcou para Brasília junto com uma comitiva. Nessa jornada na capital do país, o prefeito está acompanhado pelo vereador Jailson Brito; vereadora Érika Emídio; secretário municipal de Segurança Pública de Macaíba; coronel Sócrates Vieira; chefe de Gabinete, Raimundo Luís; coordenador do Departamento de Trânsito, Carlos Soares; além do delegado Peixoto, secretário de Segurança de São Gonçalo do Amarante, que está representado o referido município.

Sobre os observatórios de segurança

Os observatórios municipais de segurança pública têm a função de coletar informações, analisá-las e produzir conhecimento sobre eventos e situações que impactem a vida dos cidadãos, monitorando também a efetividade de ações correlacionadas, de forma a orientar a gestão municipal de segurança pública.

As entidades contam com analistas, softwares e protocolos capazes de produzir relatórios e conhecimento para subsidiar, por exemplo, justificativas técnicas em projetos de capacitação de recursos.

Na prática, os observatórios viabilizam a perspectiva inovadora de um programa nacional que permite a análise individual de cada município, considerando na análise, as peculiaridades locais.

Os 20 municípios selecionados

De acordo com site do MJSP, os 20 municípios selecionados são: Caucaia (CE), Aquiraz (CE), Pacajus (CE), São Gonçalo do Amarante (RN), Macaíba (RN), Paulista (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Dias Dávila (BA, Linhares (ES), Cariacica (ES), Macaé (RJ), Cabo Frio (RJ), Duque de Caxias (RJ), Paranaguá (PR), São José dos Pinhais (PR), Alvorada (RS), Goiânia (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Ananindeua (PA) e Altamira (PA).

*Assecom-PMM

*Com informações do site do MJSP