Macaíba é primeiro município da Região Metropolitana a pagar o piso da enfermagem

A Prefeitura de Macaíba pagou neste sábado (07) os meses de maio, junho, julho e agosto do abono do piso da enfermagem, sendo a primeira administração da Região Metropolitana a efetivamente implantar essa conquista dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Assim, o prefeito Emídio Júnior cumpre a promessa feita à categoria. São mais de R$ 500 mil repassados aos profissionais, conforme orientação e individualização por CPF feita pelo Ministério da Saúde, contemplando 128 servidores.

“Assumimos o compromisso de pagarmos o retroativo até o dia 10 deste mês e conseguimos antecipar para hoje. Conforme a categoria é conhecedora e está previsto na Lei, mediante o repasse feito pelo Ministério da Saúde, nós faremos os pagamentos do abono para completar o valor do piso”, afirmou o prefeito de Macaíba Emídio Júnior.

A Lei nº 2.446/2023 que possibilitou o pagamento de abono complementar para o cumprimento do piso nacional da enfermagem aos profissionais do Município foi sancionada no dia 20 de setembro.

Com a vigência da Lei, enfermeiros passam a receber R$ 4.750,00 e técnicos de enfermagem 70% desse valor. Importante destacar que alguns profissionais já recebiam o piso e assim o Governo Federal só paga o complemento daqueles profissionais não recebiam o valor. O pagamento do abono retroativo ao mês de maio deste ano acontece para todos os profissionais ativos por meio de folha extra. Já os profissionais que não fazem mais parte do quadro vão receber os valores aos quais fazem jus por meio de indenização.