Macaíba é aprovada em 1º e 2º lugar para dois projetos do Ministério do Esporte

A Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) de Macaíba aprovou 02 importantes projetos junto ao Ministério do Esporte (MESP) que vão estimular políticas públicas de esportes e lazer no município. Macaíba foi selecionada em 1º lugar geral no RN (4º no país) para o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e em 2º lugar geral no RN (11º no país) para o Programa Vida Saudável.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade tem como objetivo democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo para todas as idades e para pessoas com deficiência. As atividades devem acontecer em dois núcleos de atividades, na zona urbana e na zona rural, para a promoção da vida saudável e da convivência social.

“O PELC vai contribuir para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos”, comentou o secretário municipal de Esportes, Sócrates Garcia. O programa vai atender cerca de 800 pessoas.

O segundo projeto aprovado é direcionado ao público idoso em Macaíba. O Programa Vida Saudável visa implementar e desenvolver um núcleo de atividades na Praça da Juventude, promovendo o desenvolvimento de atividades físicas, culturais e de lazer. “Com ele vamos fomentar o convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, estimular a pesquisa e a socialização do conhecimento sobre os conceitos do esporte recreativo e do lazer”, explicou Sócrates.

Cerca de 300 idosos devem ser atendidos com o Programa Vida Saudável. Agora, os projetos serão formalmente inscritos juntos ao MESP para recebimento dos recursos. O início das atividades deve acontecer no primeiro semestre de 2024.