Macaíba celebra Dia da Consciência Negra em grande estilo com programação em Capoeiras

Na próxima sexta-feira (24/11), a Prefeitura de Macaíba irá celebrar o Dia da Consciência Negra em grande estilo na comunidade quilombola de Capoeiras, uma das maiores do Rio Grande do Norte. Será um dia recheado com debates, apresentações culturais e oficinas temáticas. A programação terá início partir das 9h com uma apresentação da Banda de Música da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN). Em seguida, haverá a 1ª Feira Multicultural Quilombola.

Ao longo do dia, uma série de ações sociais e culturais integram a celebração, com gastronomia, artesanato, música, teatro, dança, desfile, artes plásticas e palestras de conscientização e empreendedorismo. Na ocasião, o prefeito Emídio Jr. irá assinar uma ordem de serviço para autorização da implantação de luminárias do tipo LED na comunidade.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e conta com o apoio de diversas outras pastas e com órgãos externos como Senac, Sebrae, Emater e Polícia Civil. O encerramento está previsto para o horário das 18h30 com uma apresentação de Zezinho Show e Banda. A programação completa pode ser conferida nas imagens anexas. O Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente em 20 de novembro, tornando-se inclusive ponto facultativo na nossa cidade mediante lei promulgada pela Câmara Municipal.

Segundo o titular da SMCT, Sérgio Nascimento, toda essa programação tem o objetivo de dar visibilidade à comunidade quilombola que é uma das mais antigas e tradicionais do Estado. “É uma data que jamais poderia deixar de ser comemorada! Vamos mostrar toda a riqueza cultura e histórica da nossa comunidade, com uma programação bem eclética que vai levar desde serviços a debates importantes para a população, como palestras sobre leis antirracistas, afroempreendedorismo, mídias digitais e teremos a primeira feira cultural quilombola.”, declarou.