Lideranças nacionais reforçam a luta pela implantação da ZPE de Macaíba

Diversas autoridades políticas e empresariais do Rio Grande do Norte se reuniram na sede governadoria do Estado para dialogar sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba, nesta sexta-feira (22). Em uma ZPE, mercadorias podem ser importadas, armazenadas, manuseadas, fabricadas e reexportadas sob regulamentação específica, gerando milhares de empregos e investimentos na região. A reunião contou com a presença do Dep Federal Florentino Neto, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das ZPEs.

A governadora do Estado, Fátima Bezerra, prometeu levar o tema da ZPE de Macaíba para o Consórcio Nordeste. “Temos o compromisso, naquilo que estiver ao alcance do Governo do Estado, e lutaremos para tirar essa ZPE do papel. É muito importante a representação da Frente Parlamentar aqui ao nosso estado. Vou levar esse tema ao Consórcio Nordeste para que isso possa ganhar mais força e mais representatividade para que a gente consiga avançar”, afirmou ela.

O Presidente da ZPE de Macaíba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício, e o secretário municipal de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio, representaram o prefeito Emídio Jr durante a cerimônia. “Temos hoje todo o ambiente pronto para caminhar e dar início a nossa ZEP. Temos aqui um grupo plural e participativo, com comprometimentos estabelecidos e precisamos colocar isso em prática”, comentou Auri.

A expectativa é de que a ZPE possa abrigar cerca de 40 empresas e gerar até 10 mil empregos diretos e indiretos. “O município de Macaíba, na gestão do prefeito Emídio Jr, fará tudo que for possível e legal para implementação da ZPE na nossa cidade. Nós temos pessoas que lutam pelo desenvolvimento de Macaíba e do RN e estamos unindo forças nesse objetivo”, ressaltou Edivaldo.

Também participaram da reunião o presidente da ZPE de Parnaíba/PI, Álvaro Noletto; o presidente da ZPE de Cáceres/MT, Adilson Reis; o vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Antônio Lacerda; o presidente da CDL Macaíba, Isaias Revoredo; e o empresário Venício Gama.