IV Seminário Paulo Freire tem início nesta quarta-feira (09) em Macaíba

A partir desta quarta-feira (09/11), será iniciada mais uma edição do tradicional Seminário Paulo Freire no município de Macaíba. A cerimônia de abertura acontece no Arco-Íris Recepções, a partir das 18h, tendo como atrações culturais: Forró de Gaita – Mestre Luiz da Gaita e Robertinho do Acordeon.

Em seguida, às 19h, haverá a palestra de abertura: “Educação e Atualidade Brasileira: Primeiro livro de Paulo Freire 63 anos depois”, com a palestrante Dra. Maria Aparecida da Silva Fernandes – IFRN e o mediador Dr. Anderson Tavares de Lyra – secretário municipal adjunto de Cultura e Turismo e presidente da Academia Macaibense de Letras. A noite também tem lançamento do cordel “Capitão de Maruja” de Hailton Mangabeira, secretário municipal de Cultura e Turismo. O IV Seminário Paulo Freire prossegue até a próxima sexta-feira (11/11), com mais atrações culturais, palestras e exposições.

Na quinta-feira (10/11), as atividades começam a partir das 8h, no Arco-Íris, com credenciamento e a atração cultural: Pastoril Professora Alzira. Logo após, a palestra: “A atualidade do pensamento freireano”, com os palestrantes: Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares – GELFOPIS – IFRN, Dra. Adriana dos Santos Teixeira Barcellos – UNICAMP e Dr. Fábio Fidelis de Oliveira – UNI-RN. O mediador será Dr. Carlos Santa Rosa D’Albuquerque Castim – Instituto Auta de Souza.

Entre 11h30 e 12h30, haverá exposição e apresentação de banners. A partir das 13h30, credenciamento, e após tem contação de estórias com Lucivaldo Feitosa. Na sequência, a palestra: “A organicidade da Educação como algo indispensável”, com os palestrantes: Dr. Henri Luiz Fuchs – IFRS, Prof. Esp. Valter Marciano dos Santos Chereta – FEEVALE/RS e Dr. José Mateus do Nascimento – IFRN. O mediador será Dr. Rondinelli Malheiro Dantas – OAB/MACAIBAPREV. Ainda na tarde, será lançado o livro: “Arcelina Fernandes”, de autoria de Luzinete Dantas.

Na sexta-feira (11/11), o credenciamento começa a partir das 8h, também no Arco-Íris, seguido pelas atrações culturais: Grupo de Carimbó de Bem com a vida, Dona Lalá, e Biografia de Auta de Souza, com Jarlene Carvalho. Posteriormente, vem a palestra: “É possível uma escola feita sob medida para a cultura da região? Os palestrantes são: PhD. Paulo Roberto Palhano Silva – GEPeeeS – CCAE – UFPB, Dra. Rita Diana de Freitas Gurgel – UFRN e Dr. Luiz Gomes da Silva Filho – UFERSA. O mediador será Eriberto Freire Tomaz – SEMTAS de Macaíba. Entre 11h30 e 12h30, haverá exposição e apresentação de banners. A partir das 13h30, credenciamento. Logo em seguida, atração cultural com João Redondo.

Depois da atração cultural, haverá a palestra: A necessidade contextual entre Família e Escola, com os palestrantes Dr. Dimas Brasileiro Veras – IFPE e Dr. Josemi Medeiros da Cunha – IFPB. A mediação será feita por Edma de Araújo Dantas Maia – secretária municipal de Educação. Por fim, entra em cena a atração cultural de encerramento: Boi de Reis Pintadinho de Mangabeira.

O Seminário Paulo Freire

O Seminário Paulo é promovido pela Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e homenageia a vida e obra do Patrono da Educação Brasileira, reconhecido internacionalmente pela sua atuação como educador, sendo um dos brasileiros com maior número de títulos honoris causa concedidos por universidades de todo o mundo, a premiação máxima concedida por uma universidade.

Já agregado ao calendário oficial de eventos do município, o evento tem como principal público-alvo os diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas de Ensino Fundamental II e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Macaíba.

O seminário é composto por mesas-redondas, apresentações culturais, literatura de cordel e banners relacionados ao legado do educador Paulo Freire. Esta é a IV edição do Seminário Paulo Freire e tem como tema “Educação e Atualidade Brasileira”. Neste ano de 2022, além da Educação, as pastas de Cultura e Turismo e Trabalho e Assistência Social também estão empenhadas no evento.