Inauguração do CMEI Professora Enedina Bezerra abre nova era do ensino infantil em Macaíba

A tarde desta sexta-feira (11/03) representou o início de uma nova era para o ensino infantil em Macaíba, isso porque foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Enedina Augusta Bezerra, no Campo das Mangueiras. Trata-se da primeira unidade de ensino infantil pública em tempo integral do município, entregue à população pela gestão do prefeito Emídio Jr.

O novo estabelecimento de ensino tem capacidade para atender até 180 crianças com idades entre 02 e 05 anos do Campo das Mangueiras e de comunidades vizinhas, nos turnos matutino e vespertino, contando com 08 salas de aulas, além de sala de estimulação, sala de vídeo, sala de leitura e brinquedoteca. O ensino integral contempla crianças de 02 e 03 anos de idade.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Emídio Júnior esteve acompanhado pelo vice-prefeito Netinho França; vereadores Luizinho Soares, Jailson Brito, Zeca da Pesca, Tafarel Freitas, Aroldo da Saúde, João de Damião, Socorro Nogueira, Érika Emídio, Rita de Cássia, Dadaia Ribeiro e Ismarleide Fernandes; e secretários municipais, incluindo os gestores da pasta de Educação, a titular Maria José Soares e o adjunto Silva Júnior.

Em sua fala ao grande público presente, o prefeito Emídio ressaltou a importância da obra para a comunidade, pondo fim a uma longa espera, já que esta havia sido paralisada durante gestões anteriores e já se arrastava por quase 12 anos. O gestor municipal ainda mencionou que irá trabalhar para inaugurar mais dois CMEIs que encontrou com obras paralisadas, um em Cajazeiras e outro em Traíras.

Em seguida, falou sobre o transporte escolar para estudantes universitários, recém-implantado no município contemplando os alunos dos Institutos Federais (IFs) localizados em São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi, mas que será ampliado brevemente para estudantes de outras instituições como a UFRN e Escola Agrícola de Jundiaí, além de outros IFs. Na sequência, destacou a melhoria na qualidade da merenda escolar feita a partir de sua gestão. Por fim, explicou sobre os kits escolares que estão sendo entregues nas escolas da rede municipal, beneficiando cerca de 10 mil alunos desde o Ensino Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, representando uma economia de 440 reais por cada aluno para as famílias macaibenses.

Destaque também para a fala do memorialista Marcelo Augusto Bezerra, neto primogênito da patrona do centro de ensino que estava sendo inaugurado, que referiu ser aquela a missão mais importante de sua vida, dissertando sobre a brilhante trajetória da educadora Enedina Bezerra no município de Macaíba, onde atuou por mais de 35 anos. De forma emocionante, Marcelo finalizou suas palavras: “Professora, Enedina Bezerra, presente!”.

Mãe de uma aluna, Iadya Thayane resumiu o sentimento da comunidade sobre a chegada do estabelecimento de ensino: “Esse CMEI foi um grande alívio para as mães que não tinham onde deixar seus filhos quando fosse trabalhar, porque minha mãe não teve essa oportunidade que eu estou tendo hoje”.