Imuniza Macaíba amplia cobertura vacinal e promove conscientização nas escolas

O ‘Projeto Imuniza Macaíba’, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes, de 02 meses aos 14 anos, aplicou 884 doses de vacina, em 550 crianças, de 17 escolas da rede municipal de ensino de Macaíba. Os resultados foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 14, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O projeto é uma ação da Prefeitura Municipal de Macaíba realizado pelas Secretarias Municipais de Educação (SME), Saúde (SMS), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN).

O prefeito Emídio Júnior participou da premiação das escolas. “Vamos ao longo de 2024, reforçar ainda mais o projeto e aumentar o número de escolas participantes. Na hora em que a gente tem a imunização ativa, conseguimos diminuir a quantidade de crianças que vão adoecer”.

O Secretário Municipal de Saúde, Júnior Rêgo falou que o município está comemorando a melhora dos indicadores de imunização. “Dos municípios da região metropolitana, Macaíba está em segundo lugar, com os melhores indicadores, estabelecidos pelo Ministério da Saúde; e em primeiro lugar, em relação aos índices de vacinação”.

A professora Gabriela Albuquerque, representando o Lais/UFRN, falou da satisfação de colaborar com o projeto imuniza Macaíba. “Nós fazemos da ciência um instrumento de amor ao próximo e através da parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nós estamos entregando cinco computadores para as escolas e para a secretaria de Educação”.

As escolas premiadas foram o Educandário Venera Dantas, em Mangabeira e a Creche Enedina Augusta Bezerra, no Campo das Mangueiras, em 1º e 2º lugar respectivmente, e cada uma recebeu um computador de última geração. O Centro Educacional Vereador Pedro Gomes, no IPE, a Escola Municipal José Mesquita, em Riacho do Sangue e a Escola Municipal Pinheiro Borges, Campo da Santa Cruz ficaram em 3º, 4º e 5º colocados, e receberam troféus pelos resultados no imuniza Macaíba.

A premiação das escolas contou com a presença do Secretário de Educação, Ademar Júnior; de Assuntos de Governo, Edvaldo Emídio; de Cultura, Sérgio Nascimento; de Tributação, Odilon Benício.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais