III Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaíba é realizado

Na manhã desta quarta-feira (07/06), o município de Macaíba realizou o III do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tendo como temática: “Fortalecer a rede de atendimento à pessoa com deficiência”, com a participação de representantes do Poder Público Municipal e de diversas entidades da sociedade civil, e duas palestras conduzidas por especialistas que atuam em instituições que lidam diariamente com esse público.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de nossa cidade foi criado por lei em 2006, mas somente em 2021 foi implementado na atual gestão municipal, com o suporte da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, referiu a presidente Ivoneide Damasceno. Esse conselho é composto por 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, da Prefeitura e de entidades como Instituto Santos Dumont, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dentre outras.

“É extremamente importante apresentar a rede da pessoa com deficiência para os munícipes de Macaíba. Nós do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont apresentarmos a nossa carta de serviços, como as pessoas podem ter acesso e também como a gente atua dentro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência no sentido de buscar políticas públicas para favorecer uma maior inclusão.”, frisou a primeira palestrante, Camila Simão.

“Fico muito orgulhosa de participar desse momento. A equipe está de parabéns! O trabalho que a gente desenvolve é para pessoas com deficiência, e elas precisam saber o que tem disponível, até para poder cobrar dos gestores e entender o que eles precisam acessar. Então, a população precisa saber e conhecer essa rede.”, declarou a segunda palestrante, Marilene Soares.

O dispositivo da solenidade foi composto por Marilene Soares, coordenadora da Rede Estadual da Pessoa com Deficiência; Ivoneide Damasceno, presidente Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Eriberto Freire, secretário municipal adjunto da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social; Flávia Urbano, coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura de Macaíba, representando o Gabinete Civil; e Camila Simão, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (ISD).

Fotos: Edeilson Morais

Assecom-PMM