II Seminário de Inclusão da posse ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

II Seminário de Inclusão de Macaíba. Foto: Raphael Oliveira.

Após 16 anos da criação da lei que instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) em Macaíba, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) realizou na manhã desta quarta-feira (11) o II Seminário de Inclusão de Macaíba, que deu posse aos conselheiros, no Arco-íris Recepções. O evento teve como tema “Atenção à pessoa com deficiência na sua integralidade”.

O objetivo do evento foi promover a posse dos conselheiros que irão compor o CMDPD, autarquia que possui um importante papel dentro das políticas públicas e que garante a participação da sociedade na administração pública. O Seminário foi aberto com apresentações culturais da APAE e do grupo do Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Macaíba. A equipe da SEMTAS ainda forneceu informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Luzia Guacira, palestrante do evento e professora da UFRN/ISD, falou sobre a inclusão de pessoas com deficiência na elaboração de políticas públicas. “As políticas públicas têm como função a promoção do bem-estar social e de assistência, visando a melhoria na qualidade de vida de cada pessoa com deficiência. Esse bem-estar busca assegurar o acesso delas a programas de seguridade social e garantir as ações de assistência dirigidas também às suas famílias”, explicou ela.

Ao final do Seminário, foram empossados os conselheiros do CMDPD. O evento teve ainda a presença da secretária Municipal de Saúde, Roberta Guilhermina; da secretária Municipal de Educação, Maria José Soares; do secretário adjunto da SEMTAS, Eriberto Tomaz; e de representantes da AMAD, CAPS II, CRAS, CREAS, Cadastro Único e da Vigilância Socioassistencial.