Guarapes passa a contar com atendimento médico diário

Desde a última terça-feira (05/09), o serviço de saúde localizado nos Guarapes, zona rural de Macaíba, deixou de ser um anexo e passou a ser uma unidade básica com atendimento médico diário, tendo seu número de profissionais ampliado e, consequentemente, maior capacidade de atendimento das demandas dos usuários da comunidade e adjacências.

Haverá uma equipe completa de UBS, com médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, totalmente preparada para atender de segunda à sexta-feira. No caso do atendimento médico, este será realizado de segunda à quinta.

Até então, o local era considerado como um estabelecimento anexo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mangabeira I, situada em um distrito vizinho. Com a mudança, agora Guarapes passa a ter sua própria UBS, já que a comunidade possui perfil e quantidade populacional suficiente para a implantação de uma unidade de maior capacidade de atendimento.

Populares da região que estavam na UBS falaram sobre a nova realidade: “Antes, era difícil conseguir atendimento de médico aqui, tinha uma vez na semana. Agora sim vai ficar bem melhor para nós.”, declarou Luzia Lima, moradora. “Para mim, isso é a melhor coisa do mundo. Já melhorou! Graças a Deus!”, disse Francisco Lucas, morador. “Eu já tinha vindo duas vezes aqui e não via médico. É uma melhora 100% para nós todos.”, relatou Francisco Pereira, morador recém-chegado à comunidade. “Antes era dificuldade para pegar uma ficha para médico, para dentista, agora vai facilitar muito, né!”, expressou Francisca Alcilene, moradora.

A reestruturação faz parte do plano de crescimento da cobertura da rede municipal de saúde em nosso município, autorizado recentemente pelo prefeito Emídio Jr., conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, através de portaria que versa sobre a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS), explicou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Júnior Rêgo.

O prefeito Emídio esteve nas instalações na manhã desta quarta-feira (06/09), acompanhado pelos vereadores Zeca da Pesca e Aroldo da Saúde, e pelo secretário Júnior Rêgo. “Já trouxemos para o Guarapes uma grande obra de pavimentação, reformamos a escola da comunidade e agora estamos proporcionando mais atendimento médico. Em breve, vamos implantar iluminação de LED.”, declarou o gestor municipal após a visita.

Foto: Geraldo Neto

Assecom PMM