Fase da aplicação de provas do Concurso da Prefeitura de Macaíba é concluída com sucesso

Fachada da Prefeitura de Macaíba. Foto: Edeilson Morais – Assecom/PMM

O segundo dia da fase de aplicação de provas relativas ao Concurso Público da Prefeitura de Macaíba aconteceu neste domingo (14/08) com clima de tranquilidade, assim como foi no domingo anterior (07/08). As provas foram aplicadas em diversos locais situados no município de Macaíba e na capital Natal, em virtude do grande número de candidatos.

Foram 69.563 inscritos concorrendo a 547 vagas para preenchimento do quadro permanente de funcionários da Prefeitura, sendo distribuídas entre cargos dos níveis médio e superior. Os salários iniciais variam de R$ R$ 1.212,00 a R$ 11.630,00. O prazo de validade do certame é de seis meses a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período pela gestão municipal.

As datas para publicação com a lista dos aprovados, os prazos para recursos e a homologação do resultado final serão informadas em breve nos sites oficiais da empresa Consulplan, contratada para conduzir o certame, e da Prefeitura de Macaíba.

Sobre o Concurso

O Concurso Público da Prefeitura Municipal de Macaíba era bastante aguardado desde novembro de 2018, quando seu primeiro edital foi publicado. Na época, o documento foi bastante questionado por diversas lacunas que não foram preenchidas pela empresa então responsável pelo certame. A própria Defensoria Pública do RN recomendou a suspensão do edital.

Em 2021, a nova gestão municipal encontrou o processo em andamento com uma nova empresa contratada e um então novo edital publicado, e debruçou-se para realizar todos os trâmites necessários para a sua perfeita continuidade.

Nesse intervalo até a publicação do atual edital, lançado em maio de 2022, tornou-se necessário fazer várias readequações, como no número de vagas, pois havia cargos com oferta de vagas além do quantitativo necessário e outros com oferta insuficiente. Assim, foi possível cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. A realização do Concurso Público foi um compromisso assumido e cumprido pela atual gestão municipal.