Estagiários e auxiliares da rede municipal de ensino fazem treinamento com foco no transtorno do espectro autista

A Secretária Municipal de Educação (SME) prossegue nesta quarta-feira (21) com o Ciclo Formativo Educação Macaibense em Movimento. Estagiários, auxiliares de sala, que tiveram formação teórica sobre sua atuação no ambiente escolar, passaram por um treinamento com foco na temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ofertado mediante parceria entre a Prefeitura de Macaíba e o Centro de Saúde Anita Garibaldi com o tema “Inclusão Escolar de Pessoas com TEA”.

“Essa parceria entre Saúde e Educação vai fazer a diferença para nossos pacientes, as crianças que são atendidas aqui no Anita, mas que estão todos os dias nas escolas e precisam de pessoas que possam lhe dar um suporte de maneira efetiva, favorecendo sua inclusão no contexto escolar.”, explicou Luana Aprígio, fonoaudióloga do Centro Anita Garibaldi.

“Essa capacitação veio num momento muito oportuno para os estagiários e auxiliares de sala que atendem todos os dias alunos com autismo, vai propiciar mais conhecimento, reflexão e propostas de atividades pedagógicas que possam realizar a inclusão desses alunos nas escolas.”, resumiu a professora Juliana Magro, habilitada em Educação Especial.

Também nesta quarta, a SME reuniu gestores escolares e coordenadores pedagógicos no auditório da Câmara Municipal para discutir sobre “o que precisamos fazer para manter a relevância da escola nos novos espaços e tempos de aprendizagem?”.

Esse ciclo é iniciativa da coordenação de Educação Permanente, liderada por Aldenira Torres. Sob o tema “Direção para os novos espaços e tempos da escola”, a palestrante Midiã Medeiros oportunizou ao público momentos de reflexões, somando forças para a construção de escolas sempre abertas às transformações do mundo e fez o convite para que todos abracem a ideia de que “somos todos escola.”, explicou o secretário Silva Júnior.

Vários participantes expressaram suas opiniões em relação ao ciclo de formação: “É muito importante a formação continuada de todos os segmentos, a gente traz essa teoria para uma prática educacional dentro das escolas.”, Janaína Oliveira, vice-gestora da Escola Augusto Severo. “A questão da formação permanente é muito significativa para que a gente possa aprimorar nossa prática no ambiente escolar”, Elizângela Martins, vice-gestora da Escola Manoel Duarte.

“Essas formações continuadas são importantes para atualização de conhecimentos dos profissionais educadores, tanto coordenadores quanto professores.”, Glauber Esteven, coordenador pedagógico do CMEI Eunice Eugênia e professor na Escola Auta de Souza. A coordenadora Rivea Mary também expressou a importância do encontro para contribuir para sua prática cotidiana e elogiou, assim como os outros demais entrevistados, a SME pela disponibilização de educação permanente para os profissionais de Educação da Rede Municipal.

Fotos: Edeilson Morais