Escritório Social, parceria entre Prefeitura e Judiciário, oferta serviços a egressos do sistema prisional

Uma parceria entre a Prefeitura de Macaíba e o Fórum Municipal Tavares de Lyra está facilitando o acesso a serviços públicos para pessoas que estão deixando o sistema prisional. O Escritório Social (ES) é um serviço gratuito que viabiliza o acesso a programas sociais, saúde, educação, trabalho e lazer para famílias e pessoas que estão terminando de cumprir pena e precisam de apoio.

Um dos objetivos do Escritório Social é contribuir para a ressocialização dessas pessoas. “Através do nosso serviço nós encaminhamos para a rede socioassistencial, damos suporte psicossocial, suporte jurídico, oferecemos grupos de apoio, encaminhamos para vagas de trabalho e cursos profissionalizantes com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social”, explicou a coordenadora do projeto, Jéssica Araujo.

Outra importante ferramenta nesse processo de ressocialização é a horta comunitária localizada no bairro das Campinas. “A Prefeitura doou o terreno e nós construímos a horta pensando nos egressos de Macaíba. Lá eles aprendem a plantar, participam de cursos, palestras, temos a cozinha alternativa. Levamos todos esses direitos”, contou Marineire da Silva, professora de apoio do ES.

Maria das Graças, egressa do sistema prisional, participa da horta comunitária e é uma das pessoas acompanhada pelo Escritório Social. “Eu estava sem trabalho, sem nada. Cheguei aqui e fui muito bem atendida. Consegui meu cartão de transporte, o Bolsa Família e dei entrada para ser acompanhada pelo CRAS. Graças a Deus eu consegui meu benefício”, agradeceu ela.

Esse trabalho de apoio também ajudou a vida e a ressocialização de Marcos Antônio. “Quando eu retirei a tornozeleira eu comecei o trabalho na horta e, graças a Deus deu tudo certo. Foi um aprendizado para minha vida. Agora nós demos entrada no BPC e foi aprovado”, contou ele.

A equipe do Escritório Social é composta por psicólogo, assistente social, advogados, e professores. Para ter acesso aos serviço, basta comparecer à sede do Fórum (Rua Ovídio Pereira, centro), de segunda a sexta, das 8h às 17h.