Encontro de capoeiristas abre programação do Cultura A Gosto em Macaíba

Um encontro de mestres capoeiristas promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Macaíba abriu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (03/08), a programação do “Cultura A Gosto” em nosso município.

O evento aconteceu na Casa de Cultura Casa Nair de Andrade Mesquita e reuniu dezenas de pessoas, com um público variado, composto tanto de estudantes de escolas públicas e privadas quanto do público da terceira idade do Centro de Convivência de Idosos (CCI). Além da roda de capoeira, foi ministrada a palestra “A importância do negro na construção cultural e histórica de Macaíba”.

“Hoje é o pontapé da nossa programação, e nós iniciamos com esse encontro porque hoje se celebra o Dia Nacional do Capoeirista. Então, nada mais justo do que iniciarmos fazendo homenagem a esses personagens da nossa cultura e da nossa história. Nossa programação se estenderá até o dia 28 de agosto, quando será reaberto para visitação o Museu Solar Ferreiro Torto.”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento.

“Capoeira para mim representa tudo! Uma resistência, um meio de formação para tentar formar bons cidadãos, então ela tem uma representatividade muito grande, é minha vida! Eu dou meu sangue por esta arte que conta a nossa história! Nós, como professores, ‘vêm’ mantendo isso vivo. Hoje temos um apoio grande para nossa capoeira (em Macaíba), um espaço para treinar, que antes não tinha. Agradeço a todos de forma direta ou indireta vêm colaborando para que a capoeira possa estar onde está hoje.”, relatou Josimar Barbosa, popularmente conhecido como “Mestre Magão”.

“Cultura A Gosto” trata-se de uma ampla ação que irá acontecer no decorrer do mês com exposições, palestras temáticas e apresentações culturais. A programação completa pode ser conferida na página oficial da Prefeitura de Macaíba, assim como nas redes sociais da referida instituição.