Educação promove tenda literária na Praça Paulo Holanda Paz e semeia literatura nas escolas

Nesta segunda-feira (23/10), a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu mais uma edição do Projeto Literaç@o. Uma tenda literária foi instalada na Praça Paulo Holanda Paz, local do evento, tendo como público-alvo turmas de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Enedina Augusta Bezerra.

Esta foi a segunda edição do projeto neste ano de 2023, com foco na educação integral e ocorrendo dentro da programação alusiva aos 146 anos de emancipação política de nosso município. A tenda literária reuniu dezenas de crianças, semeando literatura ao livre, e contou com rodas de conversa e leitura, atividades lúdicas, teatrais, musicais e pedagógicas.

O titular da SME, Silva Júnior destacou a importância da iniciativa do Projeto Literaç@o para fomentar a leitura além da sala de aula, pensando exatamente nesse diferencial significativo para o melhoramento do aprendizado das crianças dentro e fora das escolas. “Esse projeto vem colaborar ainda mais junto à programação do aniversário da cidade de Macaíba, trazendo exatamente alguns elementos que fortalecem esse berço de leitura, que tem como grande exemplo a poetisa Auta Henriqueta de Souza, que deixou o seu legado para a nossa cidade e para o mundo no meio literário”, expressou o secretário.

“A Secretaria Municipal de Educação pensou nesse projeto com fomento à leitura em todas as escolas do município. Nessa segunda edição, trouxemos as crianças do CMEI Enedina Bezerra para que elas tenham esse importante momento de contato com os livros não só nas escolas, mas também nas praças, com momentos de contação de estórias.”, explicou a professora Josia do Carmo, coordenadora do Literaç@o.

SLIM nas Escolas

As escolas da rede municipal de ensino estão recebendo a 8º edição da Semana Literária de Macaíba (SLIM). Neste ano, o evento recebeu o tema “Todos iguais: do respeito à diversidade ao direito à dignidade de ser humano” e acontece até o dia 17 de novembro.

A SLIM nas escolas é o momento onde a rede apresenta o Projeto Pedagógico Anual (PPA). A programação vai contar com apresentações culturais desenvolvidas nas escolas, exposições dos trabalhos realizados no decorrer do ano e outras atividades.

“O objetivo da SLIM é fomentar o prazer pela leitura literária e a valorização da cultura por intermédio das suas diversas expressões nas escolas, comunidades e espaços públicos da cidade, propiciando momentos de interação através de atividades pedagógicas lúdicos e interativas, fortalecendo o protagonismo das crianças, adultos e jovens”, explicou a coordenadora de Projetos Especiais, Karina Dantas.

Participam escolas da educação infantil, ensino fundamental e escolas que ofertam EJA. Nesta semana, as atividades acontecem na Escola Municipal Francisco Genival, no Vilar, e na Escola Municipal Santa Luzia, em Capoeiras.