Distribuição do Programa Banco de Sementes 2024 tem início no distrito de Traíras

Mediante parceria entre a Prefeitura de Macaíba e o Governo do Estado, através da EMATER e da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE-RN), a distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo do programa Banco de Sementes, Edição 2024, começou a ser realizada na manhã desta quarta-feira (28/02).

A ação aconteceu nas dependências da Escola Estadual Ivonete Felipe de Souza, situada no distrito de Traíras, contemplando centenas de agricultores que residem no polo, que abrange também comunidades e assentamentos vizinhos. A distribuição terá sequência nas demais localidades, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria e informado aos presidentes dos bancos.

Neste ano, são mais de 1.300 agricultores beneficiados com o programa em nosso município, que conta atualmente com 40 bancos, que juntos somarão cerca de 15 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, as quais serão entregues para que seja feito o devido plantio, representando um investimento de mais de 280.000 reais.

Para atender a todos os beneficiários da maneira mais prática e equitativa, cada agricultor cadastrado no Banco de Sementes deverá receber três quilos de milho, três quilos de feijão e um quilo e meio de sorgo.

O prefeito Emídio Júnior compareceu no local, discursou e destacou outras ações da gestão referentes à pasta da Agricultura e de outras áreas estratégicas da gestão, dando ênfase ao Programa Corte de Terra, às obras em fase de conclusão do posto de saúde de As Marias, à retomada da obra de construção da nova creche do distrito, à entrega eminente de fardamento e kits de material escolar para os alunos da rede pública municipal e ao melhoramento das estradas vicinais em diversas localidades rurais.

O gestor municipal esteve acompanhado no ensejo pela vereadora Érika Emídio, dos secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Militão, e de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio, e a liderança Edi do Posto da Maré.

Fotos: Edeilson Morais