Dia do Folclore é celebrado com várias apresentações artísticas e culturais pela Prefeitura de Macaíba

Esta terça-feira (22/08), alusiva ao Dia do Folclore Brasileiro, foi celebrada com pela Prefeitura de Macaíba com várias apresentações artísticas e culturais na Rua Doutor Francisco da Cruz, imediações do marco zero da cidade. O evento foi organizado mediante parceira entre as secretarias municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e de Educação (SME), com apoio da Fundação José Augusto e Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita.

Também participaram no evento: Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Dialetos, Associação Cultural do Bom Pastor (Natal/RN) e Associação Arte Macaíba.

Houve apresentações de pastoril, teatro, carimbó, mamulengo e boi de reis, recitação de poesia, além de exposições de artes plásticas, artesanato e literatura. Tudo isso, foi acompanhado atentamente e aplaudido por centenas de pessoas ao longo da tarde. A vereadora Érika Emídio esteve presente para prestigiar o momento, representando o prefeito Emídio Jr.

O secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento, agradeceu às entidades colaboradoras e aos presentes na ocasião e mencionou as recentes ações da pasta em prol de expressões como pastoril, capoeira e boi de reis. Destacou ainda durante sua fala que estão abertas as inscrições com vistas à formação de grupos de coco de roda e xaxado na Casa de Cultura, sede da SMCT.

“A Casa da Cultura é onde fazemos nossos ensaios. Nosso grupo conta com 20 mulheres e estamos aqui para se apresentar e participar dessa grande festa com muita alegria.”, relatou Zuleide dos Santos, representando o grupo de carimbó: De bem com a vida, Dona Lalá.
A ação faz parte de uma série de atividades que visam resgatar e valorizar as raízes da cultura de nossa cidade. Neste mês de agosto, já foram realizados eventos com temáticas como Carnaval, encontro dos povos de terreiro, indígenas e ciganos, e a palestra sobre a importância do negro na construção cultural e histórica de Macaíba e rodas de capoeira.

Fotos: Edeilson Morais/Marcelo Augusto