Dia do Estudante: Prefeitura celebra a data e destaca a implantação do transporte universitário e demais ações direcionadas à classe estudantil macaibense

Estudante Isabel Pinheiro. Foto: Edeilson Morais – Assecom/PMM

Nesta quinta-feira (11/08), a Prefeitura de Macaíba celebra a data referente ao Dia do Estudante destacando as diversas conquistas da classe estudantil macaibense, frutos das ações da atual gestão municipal conduzidas desde 2021. Uma das que merecem mais foco é a implantação do transporte para estudantes de universidades e de institutos federais.

Após vários anos de espera, esses estudantes tiveram acesso a um transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura. Ônibus são disponibilizados diariamente desde o mês de maio, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Mais de 400 alunos dessas instituições estão sendo beneficiados. O transporte universitário agora é uma realidade que gera economia de tempo e de dinheiro e também garante mais conforto e segurança durante seu deslocamento de ida e volta quanto aos locais de estudo.

Inclusive, o prefeito Emídio Júnior esteve presencialmente na tarde de ontem, quarta-feira (10/08), numa das rotas de transporte que leva e traz os alunos residentes em Macaíba que estudam no campus do IFRN de São Gonçalo do Amarante, onde conferiu a qualidade da prestação do serviço e dialogou com os estudantes.

“É uma coisa esplêndida, porque muitos estudantes não tinham condições de pegar ônibus todos os dias. Então, é uma ajuda para as pessoas menos favorecidas quanto todos os estudantes em geral. Muitas vezes, eu chegava atrasada na aula, não tinha tempo de almoçar; e, hoje em dia, o ônibus sai de meio dia, dá tempo de almoçar e tudo que eu quiser por causa do tempo, porque o ônibus é uma coisa pontual, e a gente está sempre chegando na hora, e isso é uma coisa ótima!”, relatou Isabel Pinheiro, estudante do IFRN de São Gonçalo do Amarante e atual Miss Macaíba.

Outras ações para a classe estudantil macaibense

Neste ano letivo, os alunos da rede municipal de ensino de Macaíba receberam os mais completos kits escolares já vistos no município. Cerca de 10 mil alunos foram contemplados com os kits, dividido em três tipos: fardamento escolar, material escolar e itens de prevenção à COVID-19. No caso do kit do fardamento escolar, este inclui duas camisas, calça, bermuda, tênis e meias. A qualidade da merenda escolar também teve melhora significativa, com um cardápio mais variado, nutritivo e saudável.

Várias escolas têm sido reformadas de forma completa ou parcial durante a atual gestão municipal, dentre as quais: Creche Câmara Cascudo, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eunice Eugênia, Escola Municipal Dayse Hall, e dois CMEIs foram inaugurados: Enedina Bezerra e Getúlio Nóbrega.