Cultura de Macaíba volta ao circuito de grandes eventos do Estado em 2023

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Macaíba retomou em 2023, a realização de grandes eventos como o Carnaval de Macaíba, que após 27 anos voltou a ser organizado pela prefeitura, com cinco dias de festa no Centro, Cajazeiras, Traíras e Capoeiras, constituindo a maior programação carnavalesca já promovida em Macaíba.

Outros grandes eventos realizados na Cidade foram o São João do Povo, realizado em oito polos na zona rural e no Centro, com shows, seletivas das quadrilhas juninas macaibenses e Arraiá Quatrocentão, que colocou Macaíba no circuito dos festejos juninos do Rio Grande do Norte. O ‘Natal em Macaíba’, uma das festas mais esperadas pelos moradores, contou com acendimento da Árvore de Natal, casa do Papai Noel, e uma programação natalina com shows religiosos, de artistas locais e atrações regionais em parceria com diversas secretarias e coordenadorias da gestão municipal.

A Cultura de Macaíba destaca ainda a inserção de Macaíba no circuito de apresentações teatrais com a presença dos grupos Clowns de Shakespeare, Facetas, Mutretas e Outras Histórias e Asavessa iniciam, que pela primeira vez estiveram na cidade apresentando o espetáculo ‘Ubu: o que é bom tem que continuar!’ ; e a encenação da ‘Paixão de Cristo’, no Centro e no distrito de Cajazeiras.

O município teve pela primeira vez a realização do festival de ‘Cultura A Gosto’, em celebração à cultura popular de Macaíba com a presença de povos indígenas, ciganos, terreiro e quilombolas, a exposição ‘Grandes carnavais macaibenses’ com fotografias, instrumentos e fantasias de várias edições do Carnaval no município, e a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Macaíba com o tema “Democracia e direito à Cultura”, que reuniu representantes de diversas vertentes artísticas e sociais no Pax Club, que foi completamente reformado e reaberto ao público.

O ano de 2023 contou com a inauguração do ‘Monumento Augusto Severo’, às margens da BR 304, reforma geral e repaginação do acervo fotográfico do Museu Solar Ferreiro Torto, chegada da urna com os restos mortais de Augusto Severo à Macaíba durante a comemoração de 146 anos da cidade ao Solar Ferreiro Torto, local onde também se encontra o mausoléu original, transportado do Rio de Janeiro à Macaíba. O evento também marcou a reabertura do Solar, após sua completa restauração.

Durante todo o ano a pasta realizou o ciclo de debates sobre a Lei Paulo Gustavo em Macaíba, com populações indígenas, quilombolas, ciganos, de terreiro e população em geral, a aprovação do Plano de Ação e Lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo em Macaíba e contratação da Funcern para gerenciamento dos editais no município.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Macaíba, 2023 foi um ano de grandes realizações culturais. “Hoje o macaibense se orgulha em saber que o município pertence ao calendário cultural do RN, com a realização de grandes eventos como São João, carnaval e festividades de fim de ano. Além disso, retomamos ações importantes que há tempos não se tinha conhecimento como, por exemplo, os espetáculos teatrais, celebração da cultura popular entre outros”, disse.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais