Cultura A Gosto: Secretaria de Cultura realiza homenagem ao Carnaval de Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizou o evento “Grandes carnavais macaibenses”, no último sábado (12), na Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita, no Centro. A ação faz parte da programação Cultura A Gosto, criada pela Secretaria para celebrar a cultura popular durante o mês de agosto. O prefeito Emídio Jr prestigiou o evento ao lado dos secretários municipais de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio; de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento, e o adjunto da pasta, Marcelo Augusto Medeiros.

Uma homenagem ao carnavalesco macaibense Zé Batata foi realizada com entrega de troféus e certificados aos personagens ilustres do Carnaval macaibense, entre eles, Mestre Didi, Jerônimo, Palito da Beija-Flor, Professor Olavo, Mimoso, Carlos Brito, Coca Augusto Neto, entre outros, que compartilharam com o público presente histórias dos eventos da Folia do Rei Momo nas terras de Auta de Souza.

A exposição com fotografias das décadas de 1930 a 1990 e da retomada do Carnaval macaibense em 2023 foi aberta e segue disponível para apreciação da população na Casa de Cultura. Instrumentos antigos e fantasias de várias edições da festa carnavalesca também fazem parte dos itens expostos.

Apresentações das baterias das escolas de samba Unidos do Vilar e Grande Rio do Norte foram realizadas, além de uma roda de samba e pagode com o grupo Bonde Resenha, que contou com a participação do cantor Fabinho. A programação do Cultura A Gosto continua na próxima quinta-feira (17) na Casa de Cultura com o Encontro dos Povos de Terreiro e Povos Indígenas de Macaíba. A ação contará com a palestra “Igualdade e respeito à diversidade religiosa”, a partir das 15h, com exibição de documentário sobre o tema e apresentações culturais.