Cultura A Gosto: Prefeitura realizará homenagem ao Carnaval de Macaíba e seus personagens ilustres no próximo sábado (12)

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), promove uma celebração ao Carnaval macaibense e seus personagens históricos no próximo sábado (12), dentro da programação do Cultura A Gosto, calendário de eventos culturais do município neste mês de agosto em celebração à cultura popular. A partir das 16h, na Casa de Cultura Popular Palácio Nair de Andrade Mesquita, será aberta a exposição “Grandes carnavais macaibenses” com fotografias, instrumentos e fantasias de várias edições do Carnaval no município.

Uma mesa redonda com representantes dos antigos carnavais da cidade também será realizada com as presenças de nomes que marcaram época como Augusto Neto, Palito da Beija-Flor, Professor Olavo, mestre Didi, Mimoso, entre outros. Uma homenagem ao carnavalesco macaibense Zé Batata também será feita e apresentações das baterias das escolas de samba Unidos do Vilar e Grande Rio do Norte serão realizadas, além de uma roda de samba e pagode.

A ação “Cultura A Gosto” visa celebrar a cultura macaibense por meio de uma série de atividades. A abertura aconteceu na última quinta-feira (3) na Casa de Cultura com a palestra “A importância do negro na construção cultural e histórica de Macaíba”; encontro de mestres capoeiristas e uma roda de capoeira. O diversificado calendário de atividades conta com inscrições para formação de grupos de danças folclóricas (xaxado e coco de roda), nas plataformas digitais da Prefeitura (Instagram e Facebook), a partir do dia 8 de agosto.

No dia 9 deste mês será realizada a 1ª edição do projeto “Meu Cabelo Sou Eu”, na comunidade quilombola Capoeiras e, no dia 17, na Casa de Cultura, ocorrerá o Encontro dos Povos de Terreiro e Povos Indígenas de Macaíba. O evento contará com a palestra “Igualdade e respeito à diversidade religiosa”, a partir das 15h, com a exibição de documentário e apresentações culturais.

A 1ª Mostra da Cultura Popular do Município será realizada na Praça do bairro Ferreiro Torto, a partir das 15h, no dia 20. No dia 22 de agosto, será realizada a Celebração à Cultura Popular, na Casa de Cultura, a partir das 15h. O encerramento do “Cultura A Gosto” será realizado no dia 28, no Museu Solar Ferreiro Torto, às 15h, com a reabertura do Museu para a visitação e o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, com participação da APAE de Macaíba.