Conselho de Saúde realiza Etapa Municipal da Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Pax

O Conselho Municipal de Saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira, 24, a reunião ampliada em preparação a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Etapa Municipal com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, ministrada pelo sanitarista Rafael Rodolfo Tomaz de Lima, da Sesap/RN, das 8h às 12h, no Pax Clube.

Para o palestrante, Rafael Rodolfo Tomaz de Lima, a Etapa Municipal é uma oportunidade de discutir de forma participativa com gestores, trabalhadores e usuários do SUS, não só sobre a gestão de recursos humanos em saúde, mas sobre a força de trabalho. “Refletir que essa força de trabalho é majoritariamente feminina, vive em condições desiguais de trabalho e de vida; e precisamos fortalecer essa política que já existe, mas que não é totalmente implementada”, disse o sanitarista.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo informou que durante a etapa municipal serão escolhidos 16 delegados para representar o município na Conferência Regional que será realizada dia 05 de julho, e na etapa Estadual de 20 a 22 de agosto. “Precisamos fortalecer o respeito e a valorização do trabalhador do SUS, com a regulamentação da Lei 8080, que trata da carreira do SUS nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal”, disse o gestor da pasta.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais