Comitê Executivo do Plano de Saneamento Básico de Macaíba se reúne para aprovação de diagnóstico

Nesta quarta-feira (20/03), no Palácio Auta de Souza, os membros do Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Macaíba, se reuniram para discutir e realizar a aprovação da etapa de diagnóstico que foi realizada pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

A Funcern foi contratada pela Prefeitura para gerenciar, planejar e elaborar o referido plano, juntamente com a gestão municipal, sociedade civil organizada e entidades sociais relacionadas à temática.

Para a efetivação do diagnóstico, em 2023, houve uma série de oficinas referentes aos debates para a elaboração conjunta do futuro Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que aconteceram em cinco polos: Centro, Mangabeira, Traíras, Cajazeiras e Bela Macaíba. Participaram técnicos da Funcern, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Macaíba e populares de diversos segmentos sociais de nossa cidade.

Também houve pesquisa de campo e levantamento de dados, explicou o titular da Semurb, Billy Jean. Então, nessa ocasião da reunião mais recente, foi apresentado todo o diagnóstico das necessidades atuais e reais da cidade, em áreas urbanas e rurais, que devem ser atendidas pelo plano em questão, principalmente no que se refere ao abastecimento de água e à gestão de resíduos sólidos.

Ao final do encontro desta quarta, o diagnóstico obteve aprovação. Na sequência, virão as fases finais, onde o diagnóstico será então apresentado ao público em geral, para que as ações sejam implementadas. O cronograma e os locais serão divulgados nos canais da Prefeitura Municipal de Macaíba.

Foto: Raphael Oliveira