Comissão se reúne para tratar de evento alusivo aos 120 anos do encantamento de Augusto Severo

A comissão especial de traslado dos restos mortais de Augusto Severo do Instituto Histórico e Geográfico do RN e Prefeitura de Macaíba se reuniram na manhã desta terça (02) para tratar das comemorações alusivas aos 120 anos de encantamento do macaibense.

A reunião presencial aconteceu na sede da Prefeitura de Macaíba e foi presidida pelo Secretário de Cultura e Turismo de Macaíba, Sérgio Nascimento. O Translado do túmulo de Severo, o cerimonial e datas para as homenagens a Augusto Severo foram alguns dos pontos debatidos na reunião.

O Encontro contou ainda com o Advogado Rondinelli Malheiro Dantas e Marcelo Augusto Bezerra (representantes da Prefeitura de Macaíba), Harrysson Dantas Magalhães (representante da Fundação José Augusto), Cleber Pinheiro Costa (representante do Grupo SEMPRE Macaíba), Armando Roberto Holanda Leite (representante da Família de Augusto Severo), Ângela Maria Paiva Cruz (representante da UFRN) e Pedro George de Brito (representante da OAB).

Augusto Severo

Considerado um dos filhos mais ilustres do município, o macaibense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão (11 de janeiro de 1864 – 12 de maio de 1902) foi político, aeronauta e inventor, sendo responsável pela criação do balão dirigível “Pax”, aeronave que explodiu a 312 metros de altura, durante seu voo inaugural, na cidade de Paris, levando ao falecimento de Augusto Severo e do mecânico francês Georges Sachet.

No decorrer dos mais de 100 anos após a morte do inventor, uma série de homenagens foi realizada em sua memória com a denominação de várias ruas, escolas, praças em diversas cidades no Brasil e no exterior, entre elas Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e Macaíba, cidade que também é sede do mais novo polo de inovação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX).

Fotos: Edeilson Morais

Conheça a história de Augusto Severo