Código Ambiental, Plano de Saneamento Básico e Reinauguração do Mercado Público são marcos históricos da Semurb em 2023

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) encerrou o ano de 2023 com diversos marcos históricos entre suas ações em prol da população macaibense. Um deles foi o lançamento do primeiro Código Ambiental de Macaíba, uma iniciativa que também providencia uma série de mecanismos, a exemplo do Fundo Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdepa). A partir desse código, também será possível realizar licenciamento ambiental pelo próprio órgão municipal.

Outro marco foi o início dos debates acerca do Plano Municipal de Saneamento Básico, com encontros no Centro, Mangabeira, Traíras, Cajazeiras e Bela Macaíba, onde foram ouvidas as sugestões para a construção de um plano que atenda as principais demandas de saneamento básico dos bairros urbanos e áreas rurais.

Em 2023, a Semana do Meio Ambiente contou com uma série de ações com o intuito conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente com simples atitudes do cotidiano, como ações de limpeza no entorno da Lagoa das Pedras e nas margens do Rio Jundiaí, campanha de conscientização no trânsito do município, com distribuição de ecobags (bolsas feitas de materiais sustentáveis), oficina de plantio de mudas e passeios ecológicos.

A Semurb ainda deu início a um amplo projeto de conscientização e coleta seletiva em todos os prédios públicos municipais. Cabe destacar que vários mutirões de limpeza foram realizados ao longo do ano em todas as regiões da cidade.

A Educação Ambiental foi bastante enfatizada, onde além de palestras desenvolvidas na rede pública municipal de ensino, foi realizado o primeiro concurso público de redação com a temática voltada para ações ambientais, onde os três estudantes que apresentaram as melhores redações foram premiados e tiveram suas ideias adotadas pela secretaria.

Por fim, destaque para mais um marco de grande valor histórico, o Mercado Público Municipal Dr. Célio de Figueiredo Maia, que foi reinaugurado e entregue à população após sua primeira reforma geral desde sua construção, ganhando nova cobertura, novas instalações hidráulicas e elétricas, pisos e revestimentos, nova pintura e rampas de acessibilidade.

Foto: Edeilson Morais