Ciclo de escutas comunitárias sobre a Lei Paulo Gustavo é concluído com classe artística de Macaíba

No final da tarde desta terça-feira (20/06), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Macaíba concluiu o ciclo de debates e escutas comunitárias sobre a Lei Paulo Gustavo em encontro realizado na Casa de Cultura Popular com a participação de artistas de diversos segmentos culturais que atuam na cidade. Este foi o último encontro antes do envio do Plano de Ação, que será enviado nesta semana para o Ministério da Cultura.

Os outros encontros foram realizados em comunidades com presença de povos tradicionais como indígenas e quilombolas. Também com participação da classe artística local, onde foram ouvidas e acatadas as sugestões para serem incluídas na minuta do Plano de Ação, explicou o titular da SMCT, Sérgio Nascimento.

A Lei Paulo Gustavo prevê repasses para incentivar projetos artísticos em todos os estados e municípios. No caso de Macaíba, poderá captada uma quantia de cerca de R$720 mil. O objetivo é beneficiar o maior número possível de trabalhadores do setor cultural, que inclusive terá um espaço próprio para atendimento e orientações para elaboração de projetos a partir do próximo mês na Casa de Cultura.

Após a confirmação da aprovação do Plano de Ação pelo Ministério da Cultura, os editais deverão ser lançados em breve por uma comissão especializada para que os artistas possam participar, mediante a inclusão de seus projetos, e buscar os seus recursos. A principal área de atuação que se beneficiará da Lei Paulo Gustavo é a produção audiovisual, mas diversas outras linguagens como, por exemplo, música, dança, teatro, circo, poesia e fotografia, poderão integrar o leque artístico.

Fotos: Geraldo Neto

Assecom-PMM