Capoeiras passa a contar com equipe completa de estratégia da família e atendimento médico diário

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Capoeiras está com atendimento médico todos os dias para a comunidade. A ampliação faz parte da política municipal de expansão do atendimento à Atenção Primária a Saúde realizada pela Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Cadastramos a UBS de Capoeiras no ‘Projeto Mais APS Potiguar’ para ampliar a equipe para ESF, ou seja, com médicos todos os dias e uma equipe completa, oferecendo todo cuidado que a população merece”, afirmou a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima.

Ela explicou que a UBS Capoeiras era um posto de apoio vinculado à UBS As Marias, que funcionava durante a semana com uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, que atendiam com cuidados preventivos e atendimentos pontuais como troca de sonda, curativos e aplicação de vacinas. “A UBS contava com atendimento médico itinerante, a cada 15 dias, mas a gestão priorizou por uma equipe completa para atender a comunidade quilombola”, disse.

A secretária adiantou que a UBS vai receber profissionais médicos especializados para garantir o atendimento da comunidade fica localizada a 40 km do centro de Macaíba. “Vamos garantir e ampliar o cuidado para população negra e quilombola no nosso território”.

Francisca Paulino da Silva, 46, que estava acompanhando a sua filha Stephanny da Silva Dionizio, 12, disse que o aumento dos dias com atendimento médico na unidade vai melhorar muito para os moradores. “A gente precisava madrugar na fila para conseguir uma ficha nos dias de consultas, agora está uma tranquilidade”.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM