Capoeiras celebra Dia da Consciência Negra com ações culturais, serviços sociais e anúncio de nova iluminação de LED

A sexta-feira (24/11) entrou para a história na comunidade quilombola de Capoeiras, zona rural de Macaíba. A Prefeitura preparou uma grande programação para a Dia da Consciência Negra, que teve início durante a manhã e se estendeu até a noite. Foi um dia pleno de apresentações culturais, oficinas temáticas e debates sobre temas atuais para a população negra como afroempreendedorismo.

Além de tudo isso, serviços sociais do CRAS, CREAS e Trabalho e Renda foram disponibilizados no local. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e contou com o apoio de diversas outras pastas e com órgãos externos como Senac, Sebrae, Emater e Polícia Civil.

Paralelamente, acontecia logo ao lado a 1ª Feira Multicultural Quilombola, onde a culinária e o artesanato local eram destacados para os visitantes. Centenas de pessoas compareceram ao evento, inclusive caravanas vindas de outras cidades como Bom Jesus e Vera Cruz. Ao final do evento, o prefeito Emídio Júnior anunciou para o público presente a chegada da iluminação de LED na comunidade, quando assinou uma nova ordem de serviço.

“Vamos continuar trabalhando e avançando sempre, com muita humildade e vontade de fazer muito mais por nossa gente. Hoje é um exemplo disso! Um dia repleto de muita movimentação comemorando o Dia da Consciência Negra que aconteceu na segunda-feira. Estamos aqui também para assinar uma ordem de serviço da iluminação de LED para Capoeiras ficar toda ‘acesinha’ e organizada, e a população possa caminhar mais tranquila com as ruas bem iluminadas.”, declarou o prefeito, que estava acompanhado pelos vereadores Zeca da Pesca e Érika Emídio e os secretários Edivaldo Emídio (Assuntos de Governo), Sérgio Nascimento (Cultura e Turismo), Cícero Militão (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Billy Jean (Meio Ambiente e Urbanismo).

“Estamos aqui hoje participando de uma atividade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, uma data tão importante porque representa a resistência da população negra, dos povos que foram escravizados, mas que resistiram. Capoeiras traz toda essa força, toda essa representatividade de resistência e luta por melhores condições de vida”, relatou Giselma Omilê, coordenadora estadual da Política de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, que veio prestigiar as comemorações.

Fotos: Edeilson Morais