Bandeiraço marca a abertura do mês de conscientização do autismo

A programação do Abril Azul, mês de conscientização do autismo, foi aberta em Macaíba nesta terça (02), com blitz e bandeiraço na praça Paulo Holanda Paz com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”. O objetivo é promover o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e informar à população os serviços que a Prefeitura oferece para esse público.

Em Macaíba, a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) dá prioridade de acesso ao BPC para pessoas com TEA, de acordo com a renda familiar. A Secretaria Municipal de Educação vem ampliando ano a ano, o número auxiliares em sala de aula que acompanham as crianças com TEA, que em 2021 era de 60 e, em 2024, chegará a 200, além de salas multifuncionais.

Na Saúde, o atendimento em neuropediatria dobrou a partir de março, com a contratação de mais um médico, passando de 36 para 80 consultas mês, no Centro Municipal de Fisioterapia é oferecido terapia ocupacional, e em parceria com o Instituto Santos Dumont, custeado pelo município, são oferecidas reabilitação intelectual, física, auditiva, visual e motora, além do fornecimento de prótese auditiva. A partir de junho essa parceria será ampliada em 20%.

A Secretaria de Saúde realiza ainda, o transporte das crianças que fazem acompanhamento médico em Natal e com a secretaria municipal de Esporte e Lazer (SEL), realiza o projeto de esporte adaptado para crianças autistas.

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior em seu discurso emocionado falou do recente diagnóstico de autismo do seu filho José, e garantiu a implantação do tratamento com a metodologia ABA em Macaíba. “A metodologia garante autonomia de todas as pessoas com autismo. Já fizemos a chamada Pública e a ideia é que o tratamento seja oferecido no antigo Posto da Maré, que é um lugar amplo, precisa de readequação, mas estará em funcionamento ainda este ano”.

André Arruda, que é pai de criança com TEA e integrante do Grupo Famílias Atípicas de Macaíba, disse que o tema deve ser discutido não só no mês de abril, mas o ano todo. “Vamos realizar o 1° Seminário, dia 20 de abril, a 2ª caminhada, dia 26, as 15h30 e participar da Audiência Pública para sermos parte da solução e não do problema”. O evento contou com a participação da APAE Macaíba, do Grupo Famílias Atípicas de Macaíba, dos vereadores Aroldo da Saúde e Erika Emídio.

Foto: Edeílson Morais

Assecom PMM